Com programação especial, começam atividades da Semana do Idoso em Lorena

Fotos: Cláudio Ribeiro

Foram centenas de pessoas presentes na cerimônia de abertura da Semana do Idoso, na última quarta-feira (04), no UNIFATEA. A abertura oficial contou com participação da Faculdade da Terceira Idade (FATI) com apresentações musicais e em vídeo que emocionaram o público.

DSC_0333

Estiveram presentes a vice-prefeita e presidente do Fundo Social de Solidariedade Marietta Bartelega, a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social Zeila Pozzatti, a presidente do Conselho Municipal do Idoso Maria Guiomar e a irmã Olga de Sá, fundadora do UNIFATEA e presidente da Fundação Olga de Sá.

DSC_0408

Em seu discurso, a irmã Olga destacou o trabalho realizado com a Faculdade da Terceira Idade (FATI) e a importância do aprendizado diário independentemente da idade. “O aprendizado e os desafios não tem idade e as alunas da FATI mostraram isso hoje durante suas apresentações. No decorrer da vida, descobrimos que nosso maior legado não são as grandes conquistas, mas sim o amor que partilhamos e as boas ações. Que a semana seja repleta de surpresas positivas e que vocês, alunas da FATI, frequentadores do Centro de Convivência da Melhor Idade, continuem assim, exemplos pra todos”, disse Olga de Sá.

DSC_0368

Para a secretária Zeila Pozzatti, Lorena está avançando e muito em políticas públicas para o grupo da Melhor Idade. “Essa é uma data muito importante. Nos traz uma reflexão sobre como queremos envelhecer. Por isso, precisamos e estamos avançando em políticas públicas, comemorando e valorizando as ações da melhor idade”, destacou a secretária.

DSC_0403

Encerrando a solenidade, a vice-prefeita Marietta Bartelega ressaltou a importância da participação da melhor idade nas ações da prefeitura. “Hoje, só quero agradecer. Obrigada, por deixarem a prefeitura participar da vida de vocês, por acreditarem nas ações da SADS, do CCMI, e por continuarem nos ensinando e aprendendo todos os dias. Que a semana seja especial pra vocês e que com essas atividades possamos retribuir um pouco da alegria que vocês nos trazem”, disse Marietta.

DSC_0410

Após a solenidade, foi ministrada uma palestra sobre as novas tecnologias e seu uso em Gerontologia, com Raquel Ferraz, declamação de poesias com a Academia Lorenense de Letras e Artes (ALLARTE) e fechamento com café especial oferecido pela FATI e pelo Conselho Municipal do Idoso. No período noturno, aconteceu um baile na praça com a profª Maria do Céu e Secretaria de Cultura e Turismo.

Nesta quinta-feira (05), o Programa de Mestrado em Direito do UNISAL levará informações sobre direitos da Melhor Idade garantidos pelo Estatuto do Idoso, a partir das 14h. Encerrando as atividades, na sexta-feira (06), no CCMI “Arthur Ballerini”, a FATI da USP também participa da programação com atividades culturais, a partir das 9h. Em seguida,  as dançarinas do Grupo da Melhor Idade da cidade, que se apresentaram no JORI, garantem a alegria da festa. Após as apresentações o público contará com música ao vivo.

DSC_0401

DSC_0316