A EM “Governador Mário Covas” foi uma das vencedoras do concurso Xô Desperdício da EDP

Hoje, 29 de setembro, a EDP São Paulo, anunciou os vencedores da gincana cultural Xô Desperdício!  A Gincana, que faz parte do projeto Boa Energia nas Escolas, foi lançada em junho, mês que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente com intuito de disseminar o conhecimento do uso seguro e eficiente da energia para alunos das escolas públicas. Foram mais de 18,5 mil alunos envolvidos, 18 municípios participantes, 43 escolas públicas 145 vídeos publicados, mais de 110 mil visualizações, mais de 30 mil curtidas e 3.366 compartilhamentos.

A Prefeitura de Lorena através da Secretaria Municipal da Educação participou do Projeto, com três escolas e a EM “Governador Mário Covas” foi uma das vencedoras.

As escolas participantes foram convocadas a cumprir determinadas tarefas transformadas em vídeos publicados na plataforma do YouTube, em conta especialmente dedicada à gincana cultural. Os 10 vencedores da competição foram definidos a partir do maior número de curtidas dos vídeos, sendo que a quantificação foi relacionada com o tamanho da população do município, conforme o Censo 2010 do IBGE, para que a disputa fosse justa entre as cidades.

Além da realização das tarefas, também foram consideradas para efeito de ranking, a adesão voluntária dos clientes ao débito automático da fatura de energia e o maior número de cadastro para recebimento da conta por e-mail. Foi checado, ainda, a redução efetiva do consumo de energia elétrica da escola participante (comparação das faturas de julho/setembro 2016 com o mesmo período de 2017).

Para os 10 colégios vencedores será entregue e instalado um kit de geração fotovoltaica, com capacidade de geração de 2,5 Kwp, que corresponde aproximadamente 300 KWh/mês. No Vale do Paraíba, oito escolas nos municípios de Monteiro Lobato, Roseira, Aparecida, Santa Branca e Lorena receberão o prêmio.