Vencedores do concurso de poesia e ilustração ‘Vale Viver’ recebem premiação

(Fotos: Vinícius Rodrigues)

É durante a infância e adolescência que aprendemos a conviver, seguir regras e experimentar mudanças.  Nesta fase, fomentar na consciência dos jovens o perigo acerca dos vícios, sobretudo aqueles relacionados às drogas e o álcool é fundamental. Com esse objetivo, acontece anualmente o concurso de ilustração e redação “Vale Viver”, que este ano tornou-se um evento nacional, reunindo alunos de escolas públicas e privadas de diversas cidades.

O resultado desta competição saudável saiu no início deste mês e a premiação dos vencedores aconteceu na última sexta-feira (22), no UNISAL. As cinco bicicletas foram entregues pelas mãos dos organizadores do concurso, entre eles, o secretário de Cultura e Turismo Roberto Bastos, representando a vice-prefeita Marietta Bartelega, a assessora Luciana Giordani, o profº Paulo Roberto do Colégio Adventista de Lorena, professoras e gestoras das escolas dos alunos vencedores.

Com o tema “Viva Bem, Viva sem Drogas!”, os vencedores foram divididos por categoria (poesia e ilustração). No ranking dos melhores trabalhos, dois lorenenses de destacaram, Anderson Daniel dos Santos Ribeiro, da E.M CAIC, e Amanda Cristina Vigilato, da E.E Arnolfo Azevedo.

Também foram destaques no concurso três adolescentes da  Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação CASA/SP), sendo dois adolescentes da Fundação Casa de Marília -SP, alunos da Escola Estadual Monsenhor Bicudo, e um adolescente da Fundação Casa, em Campinas/SP, da escola estadual Telêmaco Paioli Melges.

22016811_843792742455003_1270391601_o

Confira os resultados:

Poesias

Ensino Fundamental

Empate na 1ª Colocação – Anderson Daniel dos Santos Ribeiro, da E. M. CAIC, de Lorena/SP, com o trabalho “Droga é”, e um adolescente da Fundação Casa, em Campinas/SP, da E. E. Telêmaco Paioli Melges, com a poesia Drogas, mundo pequeno

Ensino Médio

Amanda Cristina Vigilato, da E. E. Arnolfo Azevedo, de Lorena/SP, com o trabalho A escolha final.

Ilustrações Apelativas

Ensino fundamental

Adolescente da Fundação Casa, em Marília/SP, da E. E. Monsenhor Bicudo, com o trabalho Faça sua escolha…

Ensino médio

Adolescente da Fundação Casa, em Marília/SP, da E. E. Monsenhor Bicudo, com o trabalho O filme da vida.

22047322_843792762455001_1484504662_o

O evento de entrega da premiação aconteceu durante o II Fórum, de Juventudes e, na oportunidade, foi lançado oficialmente o regulamento do Concurso Vale Viver 2018. Também foi realizado o pré-lançamento da Cartilha “Direitos Humanos e Juventude”, que apresenta os trabalhos dos campeões do concurso, agora nacional. O conteúdo também foi organizado pelo secretário de Cultura e Turismo Roberto Bastos, pela coordenadora do Mestrado do UNISAL, Maria Aparecida Alkimin, com participação de professores e alunos do mestrado do Centro Universitário e o Movimento Lorena pela VIDA. Clique Aqui e acesse a cartilha!

22068661_843792719121672_1259137869_o

O concurso Vale Viver é uma realização do grupo Lorena pela VIDAPrefeitura de LorenaEducação AdventistaAcademia de Letras de Lorena, COMAD Lorena, Fazenda da EsperançaCentro Universitário UNISAL,  Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (FEBRACT), da Missão Mundo Novo, do Amor Exigente e do Instituto Padre Haroldo.