Censo Agropecuário 2017 começa em outubro e participação da população rural é fundamental

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciará, em outubro de 2017, as operações do seu 10º Censo Agropecuário. Durante cinco meses, serão realizadas cerca de cinco milhões de visitas em estabelecimentos agropecuários de todo o País.

Segundo a coordenadora de subárea do IBGE de Guaratinguetá Maisa Villela, o objetivo é levantar informações sobre a área, a produção, as características do pessoal, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas.

“O último censo agropecuário aconteceu há 10 anos, por isso, esse trabalho é tão importante. Com o mapeamento atualizado, conseguiremos conhecer a realidade da área rural, suas atividades e necessidades”, disse Maisa.

As atividades contam com o apoio da Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural. O secretário da pasta Marcos Teixeira ressaltou a necessidade de o produtor participar do Censo Agro 2017 e responder corretamente as perguntas dos pesquisadores.

“É fundamental a participação do produtor rural porque os dados fornecidos serão utilizados também pela prefeitura para políticas públicas voltadas para as áreas no futuro. Serão perguntas simples, como tamanho de área, o que é plantado, tipo de atividade e se é para venda ou subsistência”, destacou o secretário.

Os pesquisadores do IBGE começam os trabalhos no mês de outubro e estarão devidamente identificados com crachá, colete e com o aparelho para pesquisa. Os resultados do Censo Agro 2017 devem começar a ser divulgados pelo IBGE em meados de 2018.

image (1)