Lorena inicia atividades alusivas à Semana da Pátria

(Fotos: Cláudio Ribeiro)

Tiveram início as atividades alusivas à Semana da Pátria, em Lorena. O evento de abertura foi realizado nesta sexta-feira (01), na praça Dr. Arnolfo  Azevedo. A programação contou com apresentação da banda do 5ºBIL e também com participação de alunos das escolas municipais. Todo o cronograma foi preparado pela Secretaria de Educação com o objetivo de despertar o patriotismo das crianças e jovens e destacar a importância de celebrar a data da independência do Brasil.

DSC_0149

Na praça, logo pela manhã, foram hasteadas as bandeiras do Brasil pelo Comandante do 5ºBIL Coronel Orlando Giuvenduto, do Estado de São Paulo pelo Capitão da Polícia Militar Lescura e de Lorena pelo prefeito Fábio Marcondes.

Durante a abertura da cerimônia, o secretário municipal de Educação, profº Júlio Brebal, destacou a importância da valorização da história do país nas escolas e na vida da população. “Essa é uma data importante para refletirmos sobre o que é ser livre e como nós, brasileiros, usamos essa liberdade e é na escola que despertamos a reflexão sobre isso”, disse o secretário.

DSC_0166

Durante seu discurso, o prefeito Fábio Marcondes ressaltou o papel das futuras gerações na transformação do Brasil. “É muito importante estarmos celebrando os 195 anos da independência do país e, tão importante quanto relembrar história, é saber que os alunos presentes neste evento são parte do futuro, a continuação dessa luta diária por uma sociedade mais solidária e de oportunidades. A luta dos nossos antepassados precisa continuar para termos, cada vez mais, uma nação justa e democrática “, finalizou o prefeito.

DSC_0231

O evento contou com a presença e participação de dezenas de alunos da Rede Municipal. Entre as instituições de ensino presentes, estava a E.M Climério Galvão César, com a apresentação musical  de “Aquarela do Brasil”. Em seguida, alunos da E.M Adelina Alves Ferraz apresentaram uma peça de teatro contando parte da história da independência do país. Finalizando a programação da abertura da Semana da Pátria, 30 alunos da E.M Conde de Moreira Lima recitaram o jogral “Festa da Pátria: Brasil somos nós”.

Participaram do evento, o prefeito Fábio Marcondes, vice-prefeita Marietta Bartelega, vereadores Washington da Saúde, Maurinho Fradique, Fábio Matos, Cleber Maravilha, Fábio longuinho e Wandinho, secretários Municipais, Grupo de Escoteiros Guaypacaré, diretor da USP Marcos Sales, presidente do Conselho Tutelar Ricardo Ballerini, Inêz Manzara do Rotary Club, vice-presidente da ACIAL Ulisses Fukuda, e autoridades do Exército e da Polícia Militar.

As atividades continuam até 07 de setembro.  Nos dias 04 a 06, serão realizadas atividades específicas nas Unidades Escolares, entoação dos hinos Nacional e de Lorena, e hasteamento e arreamento das bandeiras pelos estudantes. Encerrando a semana com chave de ouro, acontece o tradicional desfile cívico na Avenida Targino Vilela Nunes, às 9h. O desfile contará com a participação do 5º Batalhão de Infantaria Leve, Polícia Militar, Civil, Federal e Rodoviária, secretarias e departamentos municipais, escolas municipais, estaduais, públicas e particulares, grupos e instituições.

DSC_0174 DSC_0194 DSC_0198