15 de agosto comemoramos o dia de nossa padroeira – Nossa Senhora da Piedade.

Você sabe o significado de Padroeira (o)?

Segundo o costume católicopatronoorago ou padroeiro é um santo ou anjo a quem é dedicada uma localidadeassociação ou templo (capelaigreja etc.).

Na legislação que estabelece a simbologia associada às freguesias portuguesas, surgem, frequentemente, menções aos padroeiros dessas freguesias. Este fato tem dois significados: por um lado, tem o significado religioso de estender a “proteção” do santo além do templo, a toda a freguesia; por outro lado é um arcaísmo que reflete nos dias atuais as origens antigas das freguesias.

Hoje, uma freguesia é uma instituição de caráter político e administrativo e esta subordinada aos poderes civis, mas a sua origem é a paróquia católica, que estabeleceu, em tempos, a malha mais fina de administração em Portugal.

Em Lorena, por volta do ano de 1705, Bento Rodrigues Caldeira, João de Almeida Pereira, Pedro da Costa Colaço e Domingos Machado Jacome levantaram uma pequena e humilde Ermida de paredes de pau a pique recobertas de sapê, estava fundada, desta forma, o arraial de Guaypacare.

No dia 15 de agosto de 1718, o Revmo. Senhor D. Francisco de S. Jeronymo, Bispo do Rio de Janeiro, cujo bispado pertencia então toda a Capitania de São Paulo desmembrou essa Capela,  da Matriz de Santo Antonio da Vila de Guaratinguetá, foi então que surgiu como Igreja Matriz. Logo os moradores da nova freguesia fizeram uma nova Igreja. Demoliram a Capela primitiva e no lugar, ergueram a Igreja em homenagem a Nossa Senhora da Piedade do Hepacaré que ficava em frente a um porto do Rio Paraíba. Essa Igreja de Nossa Senhora da Piedade do Hepacaré era feita de taipa de pilão, com traves de pau por dentro, e de avantajadas proporções. O corpo da Igreja não era forrado, mas a Capela Mor era toda forrada e pintada até ao arco.

Foto: Claudio Ribeiro