Alunos da E.M Maria José da Cunha Senne participam da “1ª Sessão de Leitura Simultânea: Baú das ideias”

(Fotos: Cláudio Ribeiro)

A leitura estimula a imaginação que abre as portas do mundo para a criatividade. Para crianças os benefícios do livro são incalculáveis e para toda a vida. Por isso, a Secretaria Municipal de Educação estimula gestores e professores da Rede para que elaborem e implementem projetos diferenciados que incentivem as crianças ao hábito da leitura.

Nesta quarta-feira (02), a E.M Maria José da Cunha Senne, no bairro Cidade Industrial, realizou a “1ª Sessão de Leitura Simultânea: Baú das ideias” para alunos do Ensino Fundamental I. As atividades envolveram professores que levaram histórias e contos para dentro da sala de aula, por meio da caracterização de um dos personagens do livro escolhido para cada turma. A brincadeira educativa também contou com a leitura simultânea com a classe e, em seguida, um debate sobre o tema do livro entre os estudantes.

DSC_0070

A atividade foi possível graças ao empenho da gestora Elizabeth Aparecida Bastos Pinto Mengui, vice-gestora Elaine Cristina Ribeiro dos Santos e orientadora pedagógica Letícia Maria Uchoas de Andrade.

“Para a Sessão Simultânea, escolhemos o tema “Baú de ideias” para que os alunos sejam motivados a entender que a leitura é a ponte para a criação e para o despertar da criatividade. Temos professores muito comprometidos e competentes em nossa escola. Há um trabalho integrado entre a equipe gestora, orientadora pedagógica e professores, todos envolvidos em proporcionar o melhor para nossas crianças”, destacou a gestora da escola, Elisabeth Aparecida Bastos.

DSC_0051

Segundo o secretário de Educação, professor Júlio brebal, o intuito é que atividades como essas melhorem o índice de leitura, considerado baixo em todo Brasil. Segundo dados da “Pesquisa Retratos da Leitura”, de 2016, apresentados na Bienal do Livro em São Paulo, 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro.

“Infelizmente, é muito comum ouvirmos amigos, familiares e colegas de trabalho dizendo que não gostam de ler e muitas dessas pessoas, talvez nunca tenham tido um incentivo real para essa rica experiência pelos pais ou na escola. O estímulo vem da infância, do período de alfabetização. Precisamos mostrar que ler traz uma experiência incrível e única para nossas crianças e esses projetos incentivados por nós, mas implementados pelas nossas professoras e gestoras vão exatamente ao encontro dessa necessidade”, ressaltou o secretário de Educação.

DSC_0068