Lorena cuidando do nosso meio ambiente

Lorena é pioneira na região do Vale do Paraíba com relação ao destino correto que dá a materiais que necessitam de uma atenção especial no momento de serem descartados. O descarte incorreto de alguns desses materiais pode causar danos irreversíveis ao meio ambiente.

Foi preocupada e pensando nisso que a administração municipal através da Secretaria de Meio Ambiente criou os Ecopontos. Desfazer-se de forma correta é fundamental, pois contribui para a preservação ambiental a curto e longo prazo.

Pilhas e baterias usadas são lixo tóxico e podem oferecer grande risco ao meio ambiente se não forem descartadas corretamente. Quando descartadas em lixos comuns, vão para aterros sanitários ou lixões a céu aberto, e o vazamento de seus componentes contamina o solo, os rios e o lençol freático, atingindo a flora e a fauna. Por serem bioacumulativos e não biodegradáveis, esses metais chegam de forma acumulada aos seres humanos, por meio da cadeia alimentar.

Outros tipos de lixo que requer uma atenção especial na hora de se desfazer são as lâmpadas, possuem resíduos altamente perigosos e apenas uma unidade é capaz de contaminar 20 mil litros de água e os pneus, além do prejuízo ao meio ambiente, contribuem com o aumento de focos do Aedes aegypti causador da dengue, Zika e Chikungunya.

Só no primeiro semestre de 2017, já foram recolhidos nos ecopontos, mais de  2 mil lâmpadas, 32 kg de pilhas e baterias, e pouco mais de 81 toneladas de pneus, todo este lixo teve seu descarte correto.

Lorena realiza o descarte correto desde 2014 e possui dois Ecopontos que recebem esse material da população e garantem uma destinação correta aos resíduos. Nestes 3 anos e meio já foram coletados e descartados corretamente: 21,458 mil lâmpadas; 272 kg de baterias e pilhas e 518,23 toneladas de pneus.

A cidade possui (02) dois pontos de coletas exclusivos para o recebimento desses materiais, uma parceria com empresas da cidades que deu certo!

O Ecoponto de pneus funciona na empresa Valecap, parceira da prefeitura, fica localizado na Rua José Antonio de Almeida Gonzaga, 1300, Bairro da Cruz. O Ecoponto funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.

pneus

Já o Ecoponto para descarte de pilhas e baterias fica localizado ao lado da linha férrea, na Rua Dr. Rodrigues de Azevedo, em frente ao Hotel Guarany. O local fica aberto de segunda a sexta das 9h às 17h.ecopontos foto

Fotos: Claudio Ribeiro