O Secretário de Educação Júlio Brebal comemorou o sucesso do “Projeto Safari”

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Na última quarta-feira (07) o Secretário da Educação Júlio Brebal  comemorou o sucesso e o excelente resultado que atingiu o “Projeto Safari”. O Projeto foi idealizado pelos próprios integrantes dos CMEIs e foi fonte inspiradora para futuros projetos em outros CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil)ps4O objetivo dos idealizadores do projeto é transformar a Unidade Escolar num local mais bonito, mais colorido, com atividades mais lúdicas, crianças mais sábias e felizes, professores e técnicas educacionais mais comprometidos.ps12Segundo a gestora Sandra Cristina da Silva, uma das idealizadoras do projeto, “A culminância do “Projeto Safari” é motivo de muita festa e alegria para todos, mas acima de tudo a oportunidade de prestar conta aos pais e responsáveis dessas comunidades do trabalho árduo desenvolvido ao longo dos últimos três meses na Unidade Escolar. “O Projeto uniu, envolveu e contagio todos os profissionais que aqui trabalham” afirmou.ps14Ser uma boa educadora vai além do pedagógico da capacidade de transmitir o conhecimento e levar o aprendizado. Educar, acima de tudo, é ensinar a pensar e a ter atitudes. A formação do cidadão começa na pré-escola, e aprender de forma lúdica é muito mais gostoso e produtivo. Pensando nisso a gestora Sandra Cristina da Silva, professoras e diretora da CEMEI: Francisco Cândido Xavier no bairro da Cecap e sub-Gestora Roseli Rédua da CEMEI: Paulo Pereira dos eis, bairros Industriais desenvolveram o Projeto Safari que é justamente isso, fazer com que as crianças gostem de ir para a escola e aprendam brincando num ambiente de cores. ps10Segundo a gestora Sandra Cristina da Silva, uma das idealizadoras do projeto, “A culminância do “Projeto Safari” é motivo de muita festa e alegria para todos, mas acima de tudo a oportunidade de prestar conta aos pais e responsáveis dessas comunidades do trabalho árduo desenvolvido ao longo dos últimos três meses na Unidade Escolar. “O Projeto uniu, envolveu e contagio todos os profissionais que aqui trabalham” afirmou. As Unidades Escolares sofreram mudanças no seu visual, às paredes ganharam cores, com figuras de animais, mas, muito mais que o visual ganhou uma nova forma de se educar e de se aprender.

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O “Projeto Safari” contemplou os seguintes eixos de aprendizagem:

Linguagem oral e escrita; Natureza e sociedade; Artes visuais; Movimento; Música

As atividades desenvolvidas pelos docentes ao longo do projeto perpassaram pelos seguintes objetivos:

Roda de leitura; Roda de conversa; Conhecimento e nomeação de animais de diferentes espécies; Ampliação do vocabulário; Valorização e reconhecimento dos habitas naturais dos diversos animais; Apreciação da natureza; Interesse pelo mundo natural; Memorização; Imaginação; Coordenação motora; Pintura – cores; Movimento; Música; Dobraduras; Fantoches; Matemática: Contagem de animais, patinhas, pintinhas, etc.; Atividades com reciclagem, sucata.; Respeito à natureza e aos animais; Reconhecimento da criança como um elemento da natureza.

O “Projeto Safari” contou com exposição dos trabalhos realizados pelas  crianças e durante o processo de realização das atividades pedagógicas contou com a participação dos pais/responsáveis  nas tarefas de pesquisas solicitadas pelos professores da classe.

“Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: “Veja”!” e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que nunca viu. Seu mundo se expande. Ele fica mais rico interiormente… E ficando mais rico interiormente ele pode sentir mais alegria – que é a razão pela qual vivemos.”

Rubem Alves

Fotos: Claudio Ribeiro

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