Prefeitura inicia implantação do Sistema de Regulação (SISREG) nas Unidades de Saúde

0

O uso da tecnologia para ampliar e agilizar o acesso do cidadão lorenense aos serviços de saúde está se tornando uma importante realidade na cidade. A Secretaria Municipal de Saúde está implementando o Sistema Nacional de Regulação (SISREG), um sistema web de gerenciamento que permite solicitação e agendamento de consultas em especialidades, exames e procedimentos.

Como funcionavam os agendamentos de exames e consultas antes do SISREG?

Uma vez por semana, um motorista da Secretaria de Saúde ia até as Unidade de Saúde e recolhia pendrives ou guias de papel com as solicitações, da UBS ou ESF, feitas pelos funcionários ao longo da semana de trabalho. Somente após a chegada desse material à Secretaria de Saúde, uma equipe agendava exames, especialistas e procedimentos de forma centralizada na Secretaria Municipal de Saúde.

Como está funcionando a partir do SISREG?

Começou, neste ano, a implementação do Sistema Nacional de Regulação (SISREG), um sistema web de gerenciamento que permite solicitação e agendamento de consultas em especialidades, exames e procedimentos. O sistema é uma ferramenta fornecida gratuitamente pelo Ministério da Saúde e sua implantação está sendo possível graças à instalação da internet via fibra óptica inserida na Rede Municipal de Saúde.

Confira o passo-a-passo de como o funcionário da Unidade de Saúde agendará a partir de agora:

1ºPasso – Dados do paciente, como número do cartão SUS.

22º Passo – Abertura das informações completas do paciente, favorecendo a conferência dos dados telefônicos e endereço.
3(corrigido)3º Passo – Inclusão do procedimento solicitado pelo médico, seja consulta ou exame
6

4º Passo- Visualização das vagas disponíveis, com datas e horários possíveis para agendamento e impressão da guia do paciente ou informações da fila de espera para inclusão imediata do paciente.
7(1)

Na prática, o SISREG traz maior organização e controle do fluxo de serviços, além da facilidade na marcação de consultas exames e outros procedimentos, redução das filas e do absenteísmo de pacientes.

 As Unidades de Saúde realizam o agendamento, de forma eletrônica, direto no sistema, o usuário terá oportunidade de sair com seu exame e/ou consulta agendada.

Na impossibilidade do agendamento no ato da solicitação a demanda será cadastrada como prioridade técnica.

 A implantação do sistema é recente, teve início em fevereiro nas ESF’s e 22 de maio nas UBS’S e Ambulatório de Especialidades II. Há funcionários treinados em cada Unidade de Saúde para utilização do sistema. Assim, após a consulta médica, o usuário já na recepção, recebe informações sobre seus  agendamentos.

Ressaltamos que a implantação do SISREG é recente e, como toda mudança, está em processo de implantação podendo gerar intercorrência nos primeiros meses de uso.

É importante saber que para realizar seus agendamentos os usuários devem manter atualizados seu cadastro do Cartão SUS.

Para os usuários que já estavam na fila de espera, há uma equipe trabalhando exclusivamente para realizar o cadastramento no SISREG e incluir os pedidos no sistema.

 

 

 

Share.

Leave A Reply