Lorena participa do Programa Município VerdeAzul, voltado para políticas públicas ambientais

0

Cada vez mais, Lorena está trabalhando com políticas públicas que permitem o desenvolvimento sustentável da cidade. Por isso, a Secretaria de Meio Ambiente é uma das participantes do Programa Município VerdeAzul, programa estadual  que é referência em gestão pública ambiental.

Na última quinta-feira (18), o secretário da pasta Willinilton Portugal e a engenheira ambiental  Cibele dos Santos Peretta estiveram em Taubaté para participação no 2º Ciclo de Capacitações da Agenda do Programa VerdeAzul.unnamed (6)

Lançado em 2007, o principal objetivo do programa é estimular e capacitar os municípios paulistas para implantarem políticas locais fundamentadas em uma agenda com 10 diretivas. São elas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos. A partir dessas diretivas, foram estabelecidos os critérios que permitem o cálculo dos Indicadores de Avaliação Ambiental (IAA), que geram a Nota Ambiental do município.

Ao final de cada ciclo anual é publicado o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”. Lorena teve um crescimento significativo, saltando da colocação 297 em 2013 para 231 no ano passado. Ao todo 623 municípios participam do programa.

Na última reunião, foram abordados temas como Plano de Contingência (Defesa Civil), Guarda Responsável por cães e gatos (CBRN), Educação Ambiental (CEA), Aterro Municipal (CETESB), Índice de Qualidade de Água (CETESB), Programa Nascente (SMA), Programa Mãos na Mata (AES Tietê), Geoprocessamento (SMA), Pagamentos por Serviços Ambientais (CBRN) e Plant for the Planet.

Share.

Leave A Reply