“Presentes 34 cidades na 4ª Oficina Preparatória – Operação Estiagem” organizada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo

No dia 20 de abril, Lorena recebeu agentes de Proteção e Defesa Civil de 34 cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte que participaram da 4ª Oficina Preparatória para a Operação Estiagem (OPOE) 2017.  A oficina foi organizada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo com o objetivo de capacitar os agentes para atuarem em situações de emergência e desastres, envolvendo ocorrências de fogo em mata. A programação contou com atividades teóricas e práticas incluindo métodos de extinção, técnicas e táticas de combate a incêndios, riscos relacionados e regras de segurança no combate a incêndios em coberturas vegetais.

DSC_1570

Lorena sediou pelo segundo ano consecutivo, o encontro que contou com a presença da Coordenadora Estadual de Defesa Civil e Secretária Chefe da Casa Militar Cel PM Helena dos Santos, o Prefeito de Lorena Fábio Marcondes, a Cel. PM Eliana Nikoluk do CPI de São José dos Campos, o Prefeito de Bananal Jorge da Silva Rodrigues Filho, Prefeito de Lavrinhas Sérgio Ruggeri de Melo.

DSC_1582

Na abertura do evento o  Prefeito Fábio Marcondes deu as boas vindas a todos e ressaltou a importância dessas ações e do trabalho realizado para minimizar cada vez mais possíveis riscos e prevenção de desastres naturais.

DSC_1622

Estiveram presentes ainda no evento Capitão Araújo Monteiro –  Coordenador Regional da Defesa Civil de São José dos Campos, Coronel Milton Nomura da Federação da Agricultura e Pecuária Estado de São Paulo, Tenente Coronel Vieira Comandante do 23º Batalhão PM de Lorena, Sargento Aquino da Base de Bombeiros de Lorena, Guilherme Ferrão, Coordenador CONDEC de São Bento Sapucai, Major PM Oliveira – Guaratinguetá, Marcos Antônio Bicudo- Sub-Comandante 11ºGB, Nilson Silva – Diretor Meio Ambiente de São Luiz do Paraitinga, Luiz Carlos Rois – Diretor Regional Fiscalização Ambiental de Taubaté, Norival de Souza Jr – Secretário de Segurança de Lorena, Willinington Tavares Portugal – Secretário de Meio Ambiente Lorena, Fernando Romeiro – Coordenador de Proteção e Defesa Civil, Wander Vieira – Secretário de Segurança Pública de Campos do Jordão, Ronildo Teixeira – Presidente da Câmara de Jambeiro, Wagner Lima – Vereador de Tremembé, Fabricio Velasco – Vereador de Tremembé, Roberto Tirelli – Vereador de Tremembé, Wagner de Moura – Presidente do Grupo de Escoteiros Guaypacaré, instrutores da 4ª Oficina Preparatória e agentes e coordenadores civis das 34 cidades da região, imprensa local e regional.