Lorena recebe governo de Moçambique, como destaque internacional no combate e prevenção de DST/AIDS

0

Lorena, dentre tantas cidade do Brasil, foi escolhida como referência, para apresentar os trabalhos realizados no município, compartilhar nossas experiências e apresentar o programa que é implementado em Lorena nos Serviços Especializados em DST/AIDS.

Na última segunda-feira (06), Lorena recebeu a visita de uma comitiva formada por membros do Centro de Referência e Treinamento em DST/AIDS, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, 10 técnicos da província de Nampula e membros do Governo de Moçambique, que participam da segunda fase da iniciativa da JICA – Agência do Governo Japonês, nas atividades de capacitação e apoio técnico ao Conselho Nacional de Combate ao SIDA –  CNCS por meio de assessoria técnica especializada na Gestão da resposta a AIDS em Gaza-Moçambique.

11

O Governo do Japão vem apoiando as iniciativas de controle e prevenção das DST/SIDA em Moçambique, desde 2007 por meio de execução de projetos de cooperação bilateral entre países em parceria com o CNCS. O objetivo é desenvolver ações que fortaleçam o sistema de resposta ao enfrentamento à SIDA em Moçambique, fortalecendo e capacitando pessoal especializado de Moçambique, nas ações de resposta a epidemia. Em decorrência aos resultados positivos obtidos na fase anterior deste projeto, o Governo de Moçambique solicitou apoio aos Governos do Japão e Brasil para a segunda fase deste projeto. A ideia é multiplicar a experiência bem sucedida na província de Gaza para a Província de Nampula, norte do País.

Esta segunda fase envolve o Brasil como parceiro nesta iniciativa agora trilateral, Brasil, Japão e Moçambique.

14

A secretária de Saúde Imaculada Conceição recepcionou os visitantes, mostrando a alegria e satisfação em recebê-los e em poder fazer parte deste processo.  Apresentou nosso sistema operacional e as dependências da secretaria de saúde e logo após, os técnicos fizeram uma apresentação aos visitantes do nosso Programa do Serviço Especializado em DST/AIDS.

13

Segundo o Secretário Estadual de Educação e Desenvolvimento Humano de Nampula, Júlio Ambali Mendes, a experiência foi muito gratificante. “Vou assumir a coordenação da área de saúde e o que vimos aqui foi muito importante, é a união das diversas equipes multissetoriais, o nível de comunicação é bastante encorajador, vamos levar isso e adaptar a nossa realidade. Foi muito feliz a escolha deste local para nossa visita, nos transmitiu valores que nós temos, mas podemos fortalecer com base no vosso conhecimento que é na base do amor ao trabalho e comprometimento. Somos muito gratos a todos vocês pelo acolhimento”, disse Júlio Ambali.

Share.

Leave A Reply