Prefeitura de Lorena dá dicas para não cair em boatos nas redes sociais

Ter que desmentir um boato ou notícia falsa nas redes sociais é algo cada vez mais comum. A Prefeitura de Lorena, frequentemente, é alvo da disseminação de falsas notícias, sejam elas de abertura de concursos públicos, inscrições de casas populares e até sobre falsos roubos de crachás e uniformes de agentes de saúde. O problema é que o que é publicado nas redes sociais tem influência muito grande, com repercussão instantânea.

Segundo levantamento realizado em novembro do ano passado, 42% das pessoas  já compartilharam notícias falsas nas redes sociais (Agência Advice Comunicação Corporativa).

Replicar notícias antigas ou falas prejudica a população e a prestação de serviço dos setores envolvidos. Por isso, a Prefeitura de Lorena preparou algumas dicas sobre como checar a notícia .

1 – Verifique se a informação que você recebeu cita fontes confiáveis, como sites oficiais, páginas de jornais conhecidos, blogs respeitados.

2 – Pesquise na web para ver se mais de uma fonte confiável publicou a notícia. Informações verdadeiras costumam ser publicadas por vários sites confiáveis.

3 – Cheque sempre a data em que a notícia foi publicada. De vez em quando, notícias velhas voltam a circular como se fossem recentes.

4 – Se continuar com dúvida, não compartilhe informações recebidas. No caso de informações relacionadas a Prefeitura, procure a Secretaria de Comunicação Social.

Facebook: https://www.facebook.com/prefeituralorena

Site: lorena.sp.gov.br