Avaliação de Densidade Larvária: A cada 100 casas visitadas, cinco possuem focos de dengue

0

A ADL (Avaliação de Densidade Larvária) realizada em Lorena trouxe um resultado  preocupante para a cidade. Em 5,6% dos imóveis pesquisados foram coletadas larvas do Aedes aegypti. O índice considerado aceitável pelo Ministério da Saúde é de no máximo 1%.

As altas temperaturas e as chuvas constantes favorecem a reprodução do mosquito, que utiliza água limpa e parada para fazer sua reprodução. 85% dos focos de reprodução são encontrados no interior dos imóveis.

É importante que a população colabore, realizando nova vistoria em seus imóveis após cada chuva. Somente a eliminação de criadouros pode fazer com que o índice de infestação seja reduzido, diminuindo os riscos para a população. Quanto menor a infestação, menores são os riscos de transmissão de dengue, chikungunya e zika em Lorena.

O pico de transmissão das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti ocorrem nos meses de abril, maio e junho, portanto há muito a se fazer ainda nesta luta em 2017. Na guerra contra esse mosquito é fundamental a participação de todos!

Exército vai reforçar o combate à dengue, zika e chikungunya em Lorena

A força-tarefa para mobilização e combate ao mosquito Aedes aegypti ganhou um reforço importante para os próximos meses em Lorena.

Desde a última segunda-feira (06), quinze homens do 5º Batalhão de Infantaria Leve (5ºBIL) reforçam o trabalho de conscientização, e inspeção de residências. O objetivo é identificar possíveis criadouros e atuar de forma preventiva no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

As atividades de campo serão realizadas até 28 de abril, de segunda a sexta, das 8h às 16h, e as abordagens ocorrem sempre em duplas formadas por um agente de combate a endemias (ACE) e um militar.

Aedes

Share.

Leave A Reply