Prefeitura estuda criação da Subsecretaria do Idoso e Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida

A Prefeitura de Lorena já realiza um trabalho expressivo com o público da Melhor Idade e pessoas com deficiência, agora estuda implantar na cidade uma política pública ainda mais concreta. Em atenção a este público, a Prefeitura pretende criar Subsecretaria do Idoso e Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, que seria vinculada à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

A subsecretaria teria a função de discutir e articular, com as secretarias e órgãos públicos, ações e programas específicos para garantir atenção integral aos idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

Com o objetivo de conhecer experiências de cidades que já possuem subsecretarias ou secretarias voltadas a esse público, membros do Conselho Municipal do Idoso e da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida iniciaram visitas técnicas, na última semana.

A primeira cidade que recebeu a visita foi Caraguatatuba, no dia 25 de janeiro, onde já existe a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI). Na ocasião, a secretária da pasta Giovana Pacelli fez uma breve apresentação sobre as políticas implantadas, a dinâmica de atendimento e a estrutura do local, que também conta com o Centro Integrado de Atenção a Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI). Participaram da visita: Maria Guiomar, Alevantino, Iracema, Maria Cecília, Dayse e Fabiana.

Em Lorena, são desenvolvidos diversos programas que garantem melhoria na qualidade de vida do lorenense. Entre eles, o Serviço de Fortalecimento de Vínculos, a implantação do Conselho Municipal do Idoso e da Pessoa com Mobilidade Reduzida, programas na área da saúde e parceria com três casas de Longa Permanência, além das atividades realizadas diariamente no Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI).

16195281_1342902845785186_1427854185790938626_n