Lorena participa de encerramento da 11ª edição do Programa Caminhos para a Cidadania, da CCR Nova Dutra

Educadores e autoridades da região do Vale do Paraíba e da grande São Paulo participaram do evento de encerramento do Programa Caminhos para a Cidadania 2016, em Guaratinguetá.

Realizado pelo Instituto CCR, por meio da CCR NovaDutra, o objetivo foi comemorar o sucesso, que este ano, teve reformulações importantes, como melhorias no material didático, aperfeiçoamento das atividades oferecidas, e até mesmo a mudança do nome do programa, antes chamado ‘Estrada para a Cidadania’, com as cidades conveniadas.

O Programa é a maior iniciativa privada de Educação de Trânsito do país. Em Lorena, a parceria ocorre há pelo menos 10 anos, com ações interdisciplinares nas escolas municipais, nos 4ºs e 5ºs anos.

“O trabalho desenvolvido com as crianças tem plantado sementes e colhido muitos frutos positivos, com a disseminação de conhecimento sobre Educação no Trânsito para alunos do quarto ano e sobre Meio Ambiente para alunos do quinto. Este ano o Programa foi reformulado para a formação e orientação de alunos e professores”, comentou Carla Fornasaro, gestora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da CCR NovaDutra.

Representando Lorena, estiveram presentes na cerimônia, realizada na terça-feira (06), o Secretário Municipal de Educação Lúcio Túnice, as assistentes técnico pedagógicos, Ana Lúcia e Analice Barbosa, as orientadoras pedagógicas, Silvia, Thaís e Maria Cristina, e a vice- gestora Lídia Brandão.

Também estiveram presentes representes das cidades de Aparecida, Arujá, Cachoeira Paulista, Caçapava, Canas, Cruzeiro, Guarulhos, Guararema, Guaratinguetá, Jacareí, Lavrinhas, Pindamonhangaba, Queluz, Roseira, Santa Isabel, São José dos Campos, São Paulo, Silveiras e Taubaté.

Caminhos para a Cidadania

Considerado o maior programa privado de Educação de Trânsito do país, o Caminhos para a Cidadania leva noções e vivência sobre Educação de Trânsito e Meio Ambiente aos educadores da rede municipal das 36 cidades às margens da via Dutra. Por meio dos Encontros Temáticos promovidos pela CCR NovaDutra, o programa capacita professores com atividades que possam ser aplicadas em salas de aula.

Além dos conceitos de Educação de Trânsito e Meio Ambiente, ações de cidadania também são protagonistas do programa, desenvolvidas e aplicadas por profissionais especializados contratados pela Concessionária. Com a capacitação oferecida pela CCR NovaDutra, os professores são formados para tornarem-se multiplicadores e formadores de cidadãos mais conscientes para o futuro.A Concessionária ainda oferece gratuitamente o material de apoio aos educadores, além de livros didáticos aos alunos envolvidos.

O principal objetivo do Caminhos para a Cidadania é que tais conceitos sejam incluídos no conteúdo programático das matérias em toda a grade curricular das escolas municipais, com Educação de Trânsito para a 4º ano, e Educação Ambiental para o 5º ano.

Desde 2005, mais de 1 milhão de crianças e de 37 mil professores foram beneficiados pelo Caminhos para a Cidadania no eixo da via Dutra.