Dia Mundial de Luta contra a AIDS será lembrado em Caminhada nesta quinta (01)

O Dia Mundial de Luta contra a AIDS será lembrado na I Caminhada alusiva ao tema em Lorena, nesta quinta-feira, 01 de dezembro, com saída da Praça Rosendo Pereira Leite (Pç. da Caixa D’Água), às 8h.

O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da coordenação do programa DST/AIDS. O objetivo é aumentar a conscientização da população quanto ao vírus HIV e a importância de se prevenir contra a doença.

A caminhada percorrerá ruas da região central da cidade, com chegada na Praça Nossa Senhora do Rosário. Pessoas de todas as idades podem participar da ação. Basta comparecer  no horário de saída do grupo.

Sobre a doença:

O Ministério da Saúde informou que 260 mil pessoas sabem que estão infectadas pelo HIV no Brasil e não estão se tratando. Outras 112 mil têm o vírus e não sabem por não apresentarem os sintomas, de acordo com a estimativa do governo.

Somando as duas estimativas – dos brasileiros que sabem e não sabem que estão com o vírus e não tomam o coquetel contra a Aids – temos 372 mil pessoas sem o tratamento contra o HIV.

No total, o Governo Federal fez uma estimativa que 827 mil pessoas estejam vivendo com a doença no país. Destas, 715 mil já foram diagnosticadas e 455 mil estão em tratamento. O grupo destas pessoas que recebem a medicação no Brasil tem 410 mil pacientes com carga viral indetectável, com uma boa qualidade de vida e pouca chance de transmissão.  (Fonte:G1)

Em Lorena, o Programa Municipal de DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, realiza o Teste Rápido para detecção do vírus HIV e distribuição de material informativo para prevenção do vírus da AIDS.