Eleição para primeiro Conselho Municipal de Juventude acontece domingo (27)

Será realizado no próximo domingo, dia 27 de novembro, a primeira eleição para composição do Conselho Municipal de Juventude. Todos os cidadãos que residem no município com idade a partir de 15 anos podem votar. Para isso, basta comparecer à CIEJAP “Milton Ballerini” na data da eleição e preencher o formulário de participação.

Serão eleitos 12 conselheiros, dentre eles quatro do Poder Público, quatro jovens com idade entre 15 e 29 anos, residentes em Lorena, e quatro representantes de entidades que trabalham com a juventude na cidade.

Para a eleição, serão escolhidos oito representantes pela comunidade, sendo eles, os jovens com idade entre 15 e 29 anos, e os representantes de entidades que trabalham com a juventude. As quatro cadeiras do Poder Público serão definidas pela Administração Municipal.

Para concorrer à vaga, bastar preencher os requisitos e comparecer no dia da eleição com o RG e responder um formulário de inscrição. A eleição para o primeiro Conselho Municipal de Juventude ocorrerá às 13h30, na CIEJAP “Milton Ballerini”, localizada na Avenida São José, Vila Buck.

Durante os meses de outubro e novembro, foram realizadas cinco audiências públicas em área urbana e duas em área rural para dialogar sobre o tema. Desde março deste ano, diversos atores sociais se organizaram e formaram a Comissão para Implantação do Conselho de Juventude. Os membros da Comissão representam instituições, movimentos e coletivos que atuam com as juventudes. Dentre eles destacamos o Observatório Juventudes, Instituto Dialogare, Pastoral do Centro Unisal, APAE, CEDESP Provim São Luiz, Coletivo Todo Som, Grupo de Liderança, Aldeias Infantis, jovens líderes da escola Luiz de Castro Pinto, Medidas Socioeducativas em Meio Aberto e ETEC.

Conselho

O Conselho é o fórum para que os jovens tenham garantidos os seus direitos e deveres de uma vida social. O Projeto tem como objetivo fomentar a liderança e o protagonismo da juventude. É também um espaço de escuta e diálogo com os jovens e as jovens sobre sua realidade, seus sonhos e desejos, seus desafios e principalmente sobre a idealização, elaboração e implantação de Políticas Públicas para as juventudes.