Guia “Lorena- Retratos do Vale” é lançado em início de programação cultural de comemoração ao aniversário de 228 anos da cidade

(Fotos: Cláudio Ribeiro)

Lorena comemora na próxima segunda-feira, 14 de novembro, 228 anos. As festividades da cidade tiveram início na última quinta-feira (10), com o lançamento do guia “Lorena- Retratos do Vale”, um projeto do Centro Universitário Teresa D’Ávila, Fundação Olga de Sá e Prefeitura Municipal.

Além de contar a história da cidade, o guia apresenta curiosidades, aspectos sociais, religiosos,  econômicos, gastronomia, patrimônios históricos, entidades atuantes e personalidades importantes para o desenvolvimento do município.

DSC_6364

O prefeito Fábio Marcondes esteve presente no evento de lançamento do projeto e ressaltou a importância do guia “Lorena- Retratos do Vale” para a valorização da cultura e valores do povo lorenense.

“Esse guia será um cartão de visita importante de nossa cidade. É de suma importância resgatarmos nossa história, pois essa é uma marca que o tempo não pode apagar. Em nossa administração, temos buscado ao longo dos últimos quatro anos participar deste resgate, com a reforma do nosso Mercado Municipal, Parque Águas do Barão, e a concessão da área do DAEE para a construção do Parque Ecológico do Taboão, por exemplo”, afirma Fábio.

DSC_6379

O prefeito ainda destacou a importância do projeto para a economia de Lorena. “Destaco também o cunho econômico dessa iniciativa, que não só conta nossa história, mas identifica o perfil de Lorena para o desenvolvimento empresarial, econômico e social, dando oportunidade para atrairmos novos investimentos”, disse o prefeito.

Durante o evento, a Irmã Olga de Sá foi homenageada pela Prefeitura Municipal com a Comenda Bernardo José de Lorena, por sua dedicação ao desenvolvimento cultural, educacional e intelectual de Lorena e região. Para ela, Lorena é um referencial educacional.

“Lorena destaca-se no Vale do Paraíba, como a maior concentração de mestres e doutores, por habitante, transformando o município em um verdadeiro celeiro de pesquisa e inovação. A cidade merece atenção das empresas empreendedoras por sua localização e seus atrativos, como incentivos especiais para investimentos, e o guia que lançamos hoje mostra justamente isso”, ressalta a Irmã Olga.

DSC_6377

Olga de Sá é ex-diretora geral das Faculdades Integradas Teresa D’Ávila e atualmente é pesquisadora do grupo de estudos da PUC-SP e do UniFatea, licenciada em Filosofia e Letras, Clássicas, Bacharel em Bilioteconomia, possui especialização em Orientação Educacional, é Mestre em Teoria Literária e Doutora pela PUC-SP, pós-graduada em Psicologia Clínica.

A programação contou com apresentações especiais da Associação dos Tropeiros, Grupo Folclórico Religioso Moçambique de São Benedito, Grupo de GR e Ginástica Geral do CSU, e um vídeo apresentado por José Nicodemos.

DSC_6358DSC_6416 DSC_6460

Também foram entregues ao Reitor da UniFatea Wellington de Oliveira, ao prefeito Fábio Marcondes, professora Márcia do GR e ao Ubirajara do Grupo de Moçambique de São Benedito, colheres pintadas à mão por representantes da Rede Municipal de Ensino, com a imagem da Matriz da cidade.

DSC_6321

Presentes no evento:

Prefeito Fábio Marcondes; Irmã Profª. Dra. Olga de Sá; Reitor do UniFatea Prof. Dr.Wellington de Oliveira; José Nicodemos, Coordenadora da UniFatea Rosana Montemor, Presidente do Lions Club Hércio Miranda, Hildebrando da ALLARTE; Gustavo Rogries da Academia Jovem de Letras; Márcia Sirlene do grupo de GR de Lorena; Mestre Bora e grupo folclórico de São Benedito; Caio, Cilão e Sérgio da Associação de Tropeiros; Secretários municipais Luiz Gustavo Rodrigues (Desenvolvimento Econômico, Turístico e Administrativo), Mila Trepichio (Cultura), Luiz Fernando Romeiro Reis (Comunicação); vereador Bruno Camargo; representantes das entidades culturais de Lorena e região e corrdenadores e alunos da UniFatea, que colaboraram com o projeto.

Ao longo do mês de novembro, a Secretaria de Cultura continuará com atividades especiais alusivas ao aniversário de Lorena. Confira a programação:

Dia 11 de novembro – Casa da Cultura ” Solar Conde de Moreira Lima”

Início da Exposição de fotos de Ércio Molinari

Dia 17 de novembro – Biblioteca da UNIFATEA – 19H30

Café Debate – Cultura

Dia 18 de novembro – EcoValle Shopping – 19h

Exposição de telas: Artistas da região

Exposição de fotos: Gustavo Chicarino e Pedro Hummel

Dia 19 de novembro – Mercado Municipal

Apresentação da Corporação Musical Mamede de Campos

Sarau: Curso de Letras – UNIFATEA e convidados

Apresentação do Projeto Guri

Artesanato de Lorena

**Participação do Fundo Social de Solidariedade, com serviços gratuitos de manicure e corte de cabelo, exposições e comercialização de produtos dos cursos de Padaria Artesanal, Corte e Costura, Artesanato e Pintura em Tecido.

Dia 19 de novembro  – Teatro São Joaquim

XXI Encontro de Corais – Noite de Vozes  “Coral Maria de Nazaré”

Dia 22 de novembro

Oficina Pontos Mis