Dia de Finados terá programação especial e visitação por túmulos históricos

Fotos – Cláudio Ribeiro

Para receber os visitantes no Feriado de Finados, a Prefeitura de Lorena preparou uma programação especial no Cemitério Municipal.

Para facilitar a localização dos túmulos por familiares, haverá uma recepção na entrada do cemitério, com um funcionário preparado e um sistema informatizado de consultas de jazigos. No dia, também haverá um guia para visitação de túmulos históricos de grandes personalidades, como a  Viscondessa de Castro Lima (mãe do Conde de Moreira Lima), familiares do lorenense Barão da Bocaina (última personalidade a receber o título de nobreza concedido por Dom Pedro II) e Dr. Arnolfo de Azevedo, entre outros.

DSC_0131                                                      Memorial de Viscondessa de Castro Lima

O funcionamento será das 6h às 18h, e excepcionalmente este ano, por determinação da Igreja, não haverá missa na Capela do Cemitério, mas a mesma estará aberta para os visitantes.

A Secretaria de Trânsito estará na região do cemitério municipal para garantir a organização do tráfego. É importante destacar a interdição da rua Padre Pedro Sacilotti no período entre 6h e 18h. Uma ambulância também estará nas proximidades do cemitério, assim como Guardas Municipais, que garantirão a segurança das famílias que passarem pelo local. Na parte de manutenção do cemitério para receber visitas, foram feitas pintura, sinalização e poda de árvores.

DSC_0116                                                                  Capela de São Miguel

Conheça a história do Cemitério Municipal:

Com o fim da prática de sepultamento em igrejas e arredores, no caso de Lorena, principalmente devido às obras de reconstrução da Matriz da cidade, iniciou-se a construção do Cemitério Municipal,  em 1835.

No período, considerado fora dos limites da cidade, o local escolhido pelo prefeito foi na Rua Padre Pedro Sacilotti. Apesar de ter início dois anos depois, em 1836, o gestor da cidade à época já havia sinalizado a necessidade de construção de um cemitério tendo em vista a importância para a Saúde Pública e segundo ele, para acabar com o “abuso de sepultar no Templo, pois dele provem as pestes que destroem as povoações”.  Foram quatro anos de obras no custo de 700$000 (Setecentos mil réis).

Muita história local está depositada neste cemitério. Quem o visita, pode  conhecer sepulturas de importantes personagens, como a Viscondessa de Castro Lima (mãe do Conde de Moreira Lima), familiares do lorenense Barão de Castro Lima (última personalidade a receber o título de nobreza concedido por Dom Pedro II),  Péricles Eugênio da Silva Ramos, Capitão José Inácio Bittencourt, Julieta Ernestina Pinto Pacca (esposa do Barão da Bocaína), Mamede de Campos, Barão de Santa Eulália, Odíla Rodrigues, Dr. Arnolfo de Azevedo, entre outras grandes personalidades atuantes da história.

Mais informações:
Guiomar Novaes (Diretora do Cemitério)