Conselheiros de Saúde da região recebem curso de formação, em Lorena

Cerca de 40 Conselheiros de Saúde da região do Vale Histórico participarão, durante oito meses, de um curso de formação, visando fortalecimento do Controle Social do SUS.

Ao todo, serão 10 reuniões para equipes de 17 cidades. O primeiro encontro ocorreu no mês de outubro, no auditório da Secretaria de Saúde de Lorena e abordou a temática da  História da Saúde no Brasil e o Processo ‘Saúde e Doença’.

O curso é ministrado pelo técnico Ricardo Chaves de Carvalho, do Centro Formador de Pessoal para a Saúde de São Paulo (Cefor-SP). Entre os temas que serão apresentados, estão os princípios e diretrizes do SUS, conferências de saúde, participação popular, Redes de Atenção à Saúde, Atenção Básica, planejamento e financiamento em saúde. As atividades ocorrem até maio de 2017.

O Cefor-SP participa de projetos de ensino em saúde estaduais e federais, com vistas a formar trabalhadores da área da Saúde com habilidades adequadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), noções de cidadania e espírito crítico.

Em Lorena, o Conselho Municipal de Saúde foi criado em 1992 e tem como objetivo definir as prioridades da saúde do município, estabelecer as diretrizes a serem observadas na elaboração do Plano Municipal de Saúde, atuar na formulação de estratégias e no controle e execução da política de saúde, propor critérios para a programação e para as execuções financeiras e orçamentárias do município, acompanhando a movimentação e o destino dos recursos, fiscalizar e avaliar os serviços de saúde prestados à população e definir critérios para a celebração de contratos ou convênios entre o setor público e as entidades privadas.

O Conselho é formado por três representantes do governo municipal, três representantes dos prestadores filantrópicos e privados contratados pelo SUS, seis representante dos usuários do Sistema Único de Saúde. IMG_20161015_093504734_HDR