Defesa Civil de Lorena realiza primeira reunião com novos voluntários

Os novos voluntários participaram da primeira reunião com a Coordenação Municipal da Defesa Civil e Secretaria de Segurança Pública.

No encontro, foram apresentados ao novo grupo, que inclui cinco homens e uma mulher, os mecanismos de funcionamento da Defesa Civil da cidade em casos de desastres naturais e os trabalhos de prevenção já existentes na cidade.

Durante as próximas semanas, o grupo participará de capacitações para trabalhos operacionais, noções básicas de Defesa Civil, voluntariado e comunicação de emergência.

Nessa semana, o grupo está participando de uma  Oficina Preparatória para Operação Estiagem, realizada pela coordenação de Defesa Civil do Estado de São Paulo, sediado em Lorena. O objetivo é  especializar  a Defesa Civil de 39 cidades para o período de estiagem, principalmente na prevenção de queimadas devido à baixa umidade do ar, que resultam em prejuízos à saúde das pessoas e ao meio ambiente.

Para o Secretário de Segurança Pública, responsável pela Defesa Civil de Lorena, Capitão Elton, a chegada dos novos voluntários será de grande importância para ações realizadas no município. “A Defesa Civil já tem sua forma de agir e conta com parceiros como o Exército, Corpo de Bombeiros, policiais, e secretarias estaduais, mas o voluntariado se destaca nesse contexto justamente por ter sintonia com moradores e comunidades”, afirma Elton.

Durante todo o ano, interessados em integrar o grupo de voluntários da Defesa Civil podem se inscrever. Para participar é necessário preencher alguns requisitos, como  ser maior de 18 anos, ter boas condições físicas para trabalhos operacionais e ter disponibilidade para atendimentos emergenciais. Os interessados em integrar o grupo de voluntários de Lorena poderão comparecer na Secretaria Municipal de Segurança Pública, localizada na Praça Mal Mallet, s/nº, prédio da antiga Rede Ferroviária.