Cemaden realiza oficina com educadores da Rede Municipal sobre Projeto “Lorena Resiliente”

A Equipe Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) juntamente com a Secretaria Municipal de Educação realizou uma oficina com representantes de algumas unidades escolares da rede e convidados para o andamento do Projeto Lorena Resiliente, que tem como objetivo educar para a prevenção de desastres socioambientais.

A programação envolveu conteúdo teórico e prático e teve início com uma apresentação sobre o Cemaden que é ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O intuito era desenvolver, examinar e implementar um sistema de previsão de ocorrência de desastres naturais em áreas suscetíveis do Brasil. Logo, foram apresentados os projetos PPC (Projeto Pluviômetros nas Cidades) e o Cemaden Educação.

O PPC busca inserir na comunidade em áreas de risco a cultura de percepção de ameaça de desastres naturais no país e fortalecendo as capacidades locais de enfrentamento de diferentes eventos. Já o Cemaden Educação tem o objetivo de contribuir um conhecimento para a prevenção de riscos de desastres naturais com impactos socioambientais, por meio da educação ambiental.

Os pluviômetros foram instalados em algumas Unidades Escolares que apresentam maior possibilidade de desastres e a intenção é utilizar os aparelhos para o desenvolvimento de atividades pedagógicas com alunos do ensino infantil, fundamental I e II, afirma Rachel Trajber, o grupo Cemaden e uma das responsáveis pelo projeto. “A ideia hoje é trabalhar com os professores para não deixar aquele pluviômetro ser um aparelho usado apenas pela Defesa Civil”, contou.

Na atividade prática, os professores puderam observar a paisagem e o risco de inundação do Rio Mandi, localizado no bairro Vila Nunes. Também foi utilizado o pluviômetro demonstrando o monitoramento de risco e seu potencial pedagógico.

O projeto “Lorena Resiliente” foi lançado oficialmente no mês de março em Lorena. Em uma parceria da Prefeitura e Cemaden, o projeto visa promover o diálogo e a colaboração entre os diversos atores da sociedade do município, instituições de ensino superior, escolas, entidades da sociedade civil, colegiados e diferentes esferas do governo.

7 de setembro 1026