Transformação da área da Barragem do Ribeirão Taboão em Parque Ambiental está em fase final

A transformação da área da Barragem de Regularização do Ribeirão Taboão em um  parque ambiental está chegando em sua reta final. A área foi cedida à prefeitura de Lorena pelo DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica.

Serão mais de 80 hectares de um local de proteção ambiental, lazer e disseminação da cultura regional. Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente está trabalhando no plantio de árvores nativas e espécies exóticas na área. Serão produzidas aproximadamente 80 espécies nativas da região, dentre elas várias espécies frutíferas, que serão plantadas nas matas ciliares para consumo da ave e fauna local. Em uma área de 276 m2, haverá o cultivo de mudas, com a expectativa de produção de 100 mil unidades por ano.

As mudas que forem cultivadas no viveiro serão doadas aos moradores da cidade, visando  atender os termos de compromissos assumidos nos processos ambientais. Além disso, será aberta na represa uma sala destinada à educação ambiental, onde serão realizadas atividades para os alunos da rede municipal. Também está sendo implantado no local, um parque infantil para atender aos alunos e crianças da cidade.

Ao iniciar a obra em 2015, a prefeitura realizou a reforma das edificações que estavam abandonadas, com a troca de telhados e rede elétrica. Também foram limpas as áreas da barragem que estavam cobertas por vegetações. Todas as ações visam preservar a mata, por isso, também está sendo construído um aceiro. A previsão de inauguração é para o primeiro semestre deste ano.

12973189_623809767788201_7029619204125328863_o