Biblioteca Municipal “Sérvulo Gonçalves” é destaque em estrutura e organização, segundo Conselho Regional de Biblioteconomia

A Biblioteca Municipal “Sérvulo Gonçalves” e a infanto-juvenil “Monteiro Lobato”, ambas localizadas no mesmo prédio, receberam a visita de uma Comissão de Fiscalização do Conselho Regional de Biblioteconomia – 8ª Região. O objetivo foi acompanhar o trabalho realizado pela equipe da biblioteca e conhecer as mudanças realizadas coma  reforma do prédio, realizada em 2013.

Na ocasião, a coordenadora da Comissão de Fiscalização Alessandra Atti destacou o trabalho realizado pela equipe de funcionários e ressaltou as mudanças geradas pela obra do espaço.

“Com a reforma, o espaço da Biblioteca Municipal ficou mais agradável e confortável para a população, além disso, temos que destacar o belo trabalho realizado pela equipe da biblioteca na pessoa da bibliotecária Rosângela Malerba Colombi”, disse Alessandra.

O Conselho Regional de Biblioteconomia têm por objetivos básicos fiscalizar o exercício da profissão de bibliotecário e contribuir para o aprimoramento da área e seus profissionais.

A existência de uma Biblioteca Pública ativa e operante na cidade agrega valores sociais, culturais e de cidadania dentro dos planos administrativos de apoio à Educação e à Cultura.

b1

A bibliotecaria Rosângela Malerba organizando o acervo  infantil da biblioteca

Em Lorena, a Biblioteca Municipal tem 139 anos de história. Grande parte do acervo cultural da cidade encontra-se no local. E assim como vem acontecendo com vários outros patrimônios do município, a história e a rica herança da biblioteca foi devolvida à população em condições de uso, após reformas físicas e nova catalogação de quase 50 mil obras, visto que estavam desordenadas no início de 2013. O acervo é composto por documentos que vão de declaração de bens a processos criminais e contratos de compra e venda de escravos, alguns anteriores ao ano de 1800. Também podem ser encontrados poemas, cartas antigas, fotos e manuscritos de Arnolfo de Azevedo, Sérvulo Gonçalves, Conde de Moreira Lima, Euclydes da Cunha e Péricles Eugênio. Alguns documentos, como boletins policiais, foram doados pela Secretaria de Segurança Pública. Os demais vieram de cartórios e famílias lorenenses.

A Biblioteca passou por reformas, com troca do forro, solucionando problemas de umidade e revisão da parte elétrica. Foi feita, ainda, nova pintura e manutenção das janelas.

O Arquivo Municipal também passou por mudanças. A sala onde os documentos históricos da cidade ficavam guardados foi reformada nos mesmos moldes da infantil.

biblioteca 2

biblioteca 3 (1)