Primeira Oficina do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos reúne mais de 80 pessoas

A primeira oficina para debater o Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS) reuniu mais de 80 pessoas. A atividade, organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, aconteceu na última terça-feira (29), na Casa da Cultura.

Participaram representantes do Executivo, membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMMAM), Associação  de Moradores do Centro de Lorena (AMICE), Rotary Club, empresários, vereadores e membros da sociedade civil. O encontro faz parte de uma das etapas do processo de elaboração do plano

Na oportunidade, a comunidade participou com propostas e sugestões  para a melhor qualidade dos serviços referentes ao manejo ambientalmente correto dos resíduos sólidos na cidade.

Durante a abertura do evento, o Secretário de Meio Ambiente Willinilton Portugal enfatizou a importância da participação da população na construção do PMGIRS.

“Precisamos rever nossos hábitos e das políticas relacionadas aos resíduos gerados, começando pela nossa casa, nosso comércio e nossa empresa. Queremos um plano que se encaixe na realidade da nossa cidade, e contar hoje, com a participação da sociedade nesse processo é primordial”, disse o secretário.

Ainda na abertura, foram apresentadas todas as etapas do processo, desde o produto até o diagnóstico, com a participação do engenheiro Paulo Vila, da empresa AMPLA –  Consultoria e Planejamento, responsável pela elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

As sugestões levantadas na oficina foram entregues para que a empresa AMPLA direcione as ações para as próximas etapas de trabalho. A empresa, atende mais de 30 municípios no Brasil, e foi a vencedora do processo licitatório do convênio firmado entre a Prefeitura de Lorena e a AGEVAP.

Sobre o Plano de Resíduos Sólidos.

A Gestão de Resíduos Sólidos é um conjunto de ações voltadas para a busca de soluções para o destino ambientalmente correto de seus resíduos sólidos, considerando as dimensões políticas, econômicas, ambientais, culturais e sociais.

O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é um dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos ,conforme preconiza a Lei Federal 12.305/2010. O município que não tiver o plano, poderá sofrer sanções,como a  proibição de não receber recursos  federais e estaduais  para investimentos na área.

12525526_619180461584465_3787004407931155682_o

Apresentação das etapas do processo de Elaboração do PMGIRS pelo engenheiro Paulo Vila, da empresa AMPLA –  Consultoria e Planejamento.