Lorena recebe Circuito Sesc de Artes na próxima sexta-feira (01)

A praça Dr. Arnolfo de Azevedo recebe na próxima sexta-feira (01) diversas atrações culturais em mais de cinco horas de programação gratuita. As atividades na cidade abrem o calendário do Circuito Sesc de Artes no estado de São Paulo.

A programação é gratuita e pode ser acompanhada por pessoas de todas as idades. Das 16h às 21h30, haverá apresentação de circo, dança, cinema, artes visuais, música e teatro.  A realização do evento em espaços públicos tem o objetivo de conectar as pessoas, despertar novas ideias e resgatar o conceito de encontro e trocas.

O evento tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura e do Sincomercio. Além de Lorena, outras 113 cidades do estado receberão a programação do Sesc de Artes.

Confira a programação em Lorena:

ATRAÇÕES

Gabinete de Curiosidades e Habilidades

ARTES VISUAIS
Zootrópio – Brinquedo Ótico
Núcleo de Animação de Campinas (SP)
A oficina explora os princípios básicos da animação cinematográfica, a partir da gravação de imagens quadro a quadro e da construção de brinquedos de ilusão de ótica. Os participantes vão conhecer a técnica de stop motion e o zootrópio (brinquedo arcaico no qual figuras no lado interior de um cilindro girante, vistas através de fendas na sua circunferência, aparecem como uma única forma animada). Com Mauricio Roque, Elisabeth Russo, Eliana Ribeiro, Filipe Miranda e Roberta Santana.

CINEMA
Cine Magia
Exibição de curtas-metragens dirigidos pelo cineasta francês Georges Méliès.

LITERATURA
Palavra + Imagem
gRUPO êBA! (SP)
Acervo de livros ilustrados será oferecido por duplas de mediadores de leituras individuais e compartilhadas. Com Brunna Talita e Renato Zarauskas.

CIRCO
Risos!
Cia. Circo Amarillo (SP)
Números cômicos e excêntricos fazem parte deste show que, segundo o grupo, é um verdadeiro tratado sobre o riso. Os artistas exibem uma série de performances com claves, diabolô e bambolê, além de demonstrarem equilíbrio sobre arame e com parada de mão. Algumas reflexões sobre o riso, como sua origem, o motivo e a maneira como rimos, são propostas pelos artistas em meio ao espetáculo, cuja trilha sonora é produzida ao vivo. Duração: 60 min.

Direção: Marcelo Lujan. Elenco: Daniela Rocha, Luciana Menin, Marcelo Lujan, Pablo Nordio.

DANÇA
Raízes em Ruínas (SP)
Os performers e uma fotógrafa vão explorar e se relacionar com os obstáculos ali presentes, propondo uma reflexão sobre essa nova paisagem construída pela presença dos artistas e do público. No trajeto, serão utilizados movimentos da capoeira angola e do parkour para ressignificar o cenário composto essencialmente por raízes e ruínas. Direção: Caio Zanuto. Performers: Fernanda Toscano e Caio Zanuto.

TEATRO
O Cuscuz Fedegoso
Buraco d’Oráculo (SP)
Entre os quitutes vendidos por Dona Maria está o cuscuz feito com fedegoso, um matinho cheiroso, que não faz lá muito sucesso. Um belo dia, ela oferece a iguaria a um pedinte que, para não pagar, finge passar mal. Então, Maria pede ajuda, à Mãezinha do Quixadá, raizeira que vende ervas medicinais. Mas ela vai se aproveitar da confusão para arrebanhar mais clientes. O elenco se utiliza do realismo grotesco e de referências encontradas em manifestações populares para oferecer ao público um espetáculo cheio de humor. Duração: 50 min.

Direção: Elizete Gomes. Elenco Edson Paulo, Nataly de Oliveira, Lu Coelho e Mizael Alves.

MÚSICA
Lira Raízes de Arcoverde (PE)
O cantor e compositor José Paes de Lira (ex-vocalista do grupo Cordel do Fogo Encantado), se une ao grupo Coco Raízes de Arcoverde para apresentar este espetáculo de música e poesia, que nasceu na cidade homônima no sertão de Pernambuco. O recital de poesia criado por Lira dialoga com as vozes, a percussão e o sapateado de dançarinos de coco de diferentes gerações, tanto de homens, quanto de mulheres. As batidas são marcadas pelo triângulo, pandeiro, surdo e ganzá. Duração: 90 min.

Com Lira (voz), Maria Montenegro (voz), Ilma Montenegro (voz), Damares Montenegro (voz e ganzá), Francisco Montenegro (voz e triângulo), Damião Calixto Montenegro (voz e pandeiro), Damião Danilo Montenegro (pandeiro), Francois Silva (surdo), Maria Montenegro (tamanco trupe) e José Montenegro (tamanco trupe).