Meio Ambiente inicia oficinas para elaboração do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos

A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promove no dia 29 de março, a I Oficina Sobre a Elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS).

As oficinas fazem parte de uma etapa importante no processo de elaboração do Plano. Ao participar, a população pode discutir as propostas e pensar em possíveis soluções que garantam a qualidade do serviços referentes ao manejo dos resíduos sólidos no município.

O convite é aberto à população e aos setores industriais, caçambeiros, setores da construção civil, cooperativas, associações e todos os geradores de resíduos. A primeira oficina acontecerá  no dia 29, a partir das 13h30, na Casa da Cultura, localizada na Rua Viscondessa de Castro Lima, 10, centro.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12305/2010, determina que os municípios devam planejar o manejo dos resíduos sólidos através da elaboração de seu Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).

O PMGIRS é instrumento de planejamento estratégico municipal que contempla as diretrizes e ações para o manejo ambientalmente adequado e sustentável dos resíduos sólidos. Ele deverá apresentar o diagnóstico da situação atual do sistema assim como as diretrizes, programas, projetos e ações para um horizonte de 20 anos.

A responsabilidade de elaboração e implantação do PMGIRS é da Prefeitura Municipal de Lorena, que deverá elaborá-lo com a participação da sociedade civil organizada. Na manhã da última sexta-feira (18), os membros dos Comitês de coordenação e Executivo do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos do Município se reuniram para avaliação do Produto e complementação do diagnóstico que será a apresentado na Oficina.

Jpeg