Casa da Cultura recebe exposição fotográfica sobre povo moçambicano

0

Durante os meses de março e abril, a Casa da Cultura recebe a exposição fotográfica “África-Moçambique”, do jornalista Bruno Machado.

A exposição apresenta fotos realizadas pelo jovem de 22 anos, durante viagem ao país, no ano passado.  As imagens expõem a realidade de Moçambique, um país que enfrenta grandes dificuldades financeiras, econômicas, sociais, e seus contrastes, por meio do retrato de seu povo.

As fotos foram tiradas como parte do Trabalho  de Conclusão de Curso de Jornalismo. A viagem para Moçambique durou um mês, entre agosto e setembro de 2014, e nesse tempo foram feitas quase 10 mil fotos. Após um período de seleção e tratamento das imagens, foi produzido um livro chamado “Moçambique Ntiyisso” (a palavra significa “Realidade”), no dialeto Changana, um dos mais de 40 dialetos oficiais do país. 

Morando há anos em Lorena, Bruno Machado escolheu a cidade para iniciar a exposição. Para ele, a Casa da Cultura é um lugar que enriquece ainda mais o projeto. ” A experiência vivida em Moçambique foi inacreditável. Chegar aqui em Lorena, tendo a oportunidade de expor a realidade de um povo, que apesar de muito sofrido sempre apresenta um olhar de esperança, é muito gratificante. Agradeço a Secretaria de Cultura e a ALLARTE pela parceria, e espero que a população prestigie nosso trabalho e se emocione com o retrato daquele país”, afirma Bruno.

Além de expor a realidade de Moçambique, o objetivo é arrecadar fundos para o projeto que leva o mesmo nome da exposição, “África-Moçambique”. O projeto é de brasileiros missionários, que oferece atividades recreativas e culturais para as crianças moçambicanas.

A exposição dos trabalhos acontece até 20 de abril, gratuitamente, de segunda à sexta, das 9h às 18h.

Local: Casa da Cultura – Rua Viscondessa de Castro Lima n°10

 

DSC_0312

DSC_0314

12499454_10206238263658647_674998887_o

 

 

Share.

Leave A Reply