Prefeitura de Lorena adere à campanha estadual contra o Aedes aegypti e mobilização começa no sábado (05)

A prefeitura de Lorena aderiu a campanha do Governo  do Estado de São Paulo “Todos juntos contra o Aedes aegypti”. Na ação, os agentes de saúde e a equipe de controle de vetores farão vistorias domiciliares, com o objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito, além de mobilizar e conscientizar a população para os riscos das doenças transmitidas pelo Aedes.

As atividades ocorrerão durante nove sábados, entre os meses de março e abril. Serão priorizados bairros com maior número de notificações de dengue e áreas consideradas de risco para a proliferação do mosquito transmissor da dengue,  zika e chikungunya.

Na luta contra o Aedes, a Secretaria Municipal de Saúde terá o apoio da COOCAL (Cooperativa de Catadores de Lorena), que fará o recolhimento de materiais recicláveis que possam acumular água e se transformar em criadouros. Para isso, os cooperados da COOCAL receberam nesta quinta-feira (03), uma capacitação dos agentes de saúde e representantes da Secretaria de Meio Ambiente.

A ação terá inicio no próximo sábado, 05 de março, no bairro Parque das Rodovias. É importante ressaltar que o foco da campanha não é recolher lixos e entulhos das residências, e sim, orientar a população para os riscos causados pelo mosquito.

O  Aedes aegypti transmite, além da dengue, o zika vírus e a febre chikungunya. Pelo menos 80% dos focos e criadouros do mosquito estão dentro das casas. Por isso, é importante acabar com locais que acumulam água, como pratos de vasos, garrafas e outros recipientes.

#TodosjuntoscontraoAedesaegypti

p 1Capacitação dos cooperados da Coocal