Lorena recebe espetáculo gratuito no próximo dia 08

0

A saga do herói errante Damião, um homem pobre, amigo da vadiagem, esperto e generoso, que viu sua vida e a de toda a humanidade transformada após a visita de dois misteriosos viajantes. O homem que fez fortuna, venceu o Diabo e enganou a Morte com as graças de Jesus Cristo. Esta é a história que será encenada no próximo dia 08, em Lorena.

O espetáculo “As Presepadas de Damião” será gratuito e aberto ao público, às 16h, no dia 08 de março, na Praça Dr. Arnolfo de Azevedo, Centro. A comédia é baseada no conto medieval conhecido como “O Ferreiro e a Morte”, uma fábula também encontrada em registros literários de diversas culturas, até pelos cordéis brasileiros.

A adaptação é uma realização da companhia de teatro “Damião e Cia”, um grupo de pesquisa e criação de teatro de rua formado por alunos egressos do curso de Artes Cênicas da Unicamp. O grupo faz turnê pelo Vale do Paraíba, com patrocínio do ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo).

Na peça, algumas matrizes de expressões regionais da cultura popular brasileira foram escolhidas para a concretização de um espetáculo popular, ou seja, feito para o povo. Assim sendo, a Folia de Reis do interior de São Paulo e Minas Gerais, o Maracatu Nação de Recife e o Cavalo-Marinho da Zona da Mata Norte de Pernambuco serviram como inspiração para a criação de todos os elementos constituintes do espetáculo, influenciando não só a dramaturgia, como também a criação dos personagens, piadas, coreografias e músicas.

Somando a comédia ao despojamento típico dos comediantes brasileiros, a Damião e Cia representa para o público e com o público, sendo antes de tudo, uma brincadeira entre todos, atores e plateia, juntos.

Ficha técnica

Direção: Mario Santana

Elenco: André Sun, Lara Prado, Rafael D’Alessandro, Ricardo Ikier, Rodrigo Nasser e Presto Kowask

Figurinos: Antônio Apolinário

Músicas, cenário e dramaturgia: O grupo

Preparação corporal: Fernanda Jannuzzelli

Gênero: Comédia

Classificação etária: 12 anos

Duração: 60 minutos

Tempo de montagem: 3 horas

Tempo de desmontagem: 1 hora

Área cênica: arena com 8m de diâmetro

Share.

Leave A Reply