Equipes da Prefeitura participam de capacitação sobre atendimento e abordagem à população em situação de rua

Cerca de 30 profissionais das secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde e Segurança participaram na última quinta-feira, 04 de fevereiro, de uma capacitação sobre o trabalho de atendimento e acolhimento à população em situação de rua.

A palestra foi ministrada pelo assistente social Maurício Faria, que trabalha há 15 anos com atendimentos na cidade de Pindamonhangaba.

A capacitação vai ao encontro do programa de Abordagem à População em Situação de Rua, iniciado no final do ano passado pela prefeitura de Lorena.

O serviço permite levar atendimento médico e social àquelas pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e sobrevivência.

A ação é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e  Segurança, e tem o objetivo de oferecer a essas pessoas acesso à rede de saúde e assistência social.

Para o trabalho, uma equipe multidisciplinar já está atuando de forma itinerante em ruas do município realizando uma ação de aproximação, escuta e construção de vínculos com essa parte da população.

A equipe é formada por um psicólogo, um enfermeiro, um assistente social, um educador social, um médico de referência e um guarda civil municipal.

Após a primeira abordagem, a equipe oferece avaliação médica em caráter especial em uma unidade de saúde próxima do local de abordagem, priorizando a realização de exames.

Além do atendimento, o Serviço de Abordagem à População em Situação de Rua oferece aos atendidos encaminhamentos para a Casa da Acolhida, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), internações hospitalares e comunidades terapêuticas.

Cap 2

Cap 4