Fiscalização contra descarte irregular de pneus arrecada 1.200 unidades em 10 dias, em Lorena

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Lorena intensificou, nas últimas semanas, a fiscalização em borracharias da cidade para conscientizar empresários para os problemas causados pelo armazenamento e descarte irregular de pneus, principalmente por conta dos riscos de proliferação do Aedes Aegypti.

Com a ação, nos últimos 10 dias, o Ecoponto de pneus de Lorena recebeu 1.200 unidades vindas de borracharias da cidade.

O aumento da entrega do material no Ecoponto foi sentido pela empresa parceria do projeto, a Valecap.
“Na sexta-feira, foram 960 pneus recebidos aqui na empresa e mais 300 nesta semana. Antes, demorávamos três meses pra receber essa quantidade de material. Isso mostra que o trabalho de fiscalização está sendo primordial para que os empresários do ramo colaborem”, afirma Edmar Matheus Pinho, gerente de vendas da Valecap.

Após recebidos, os pneus são armazenados em um depósito fechado e enviados para São Paulo para destinação correta.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Willinilton Portugal, foram vários flagrantes de pneus armazenados de forma irregular na cidade, e que agora, os empresários estarão ainda mais atentos ao processo de destinação correta do material.
“Por possuir um Ecoponto, a prefeitura tem orientado os empresários que levem os pneus para o ponto de recebimento, para que assim possamos dar a destinação correta ao material sem oferecer riscos à saúde da nossa população e ao meio ambiente”, reforça Portugal.

O acúmulo de pneus, principalmente no período chuvoso, contribui significativamente para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

A ação mais intensiva da fiscalização junto às borracharias vai ao encontro da campanha de Enfrentamento à Microcefalia, iniciada em Lorena no início de janeiro pela Secretaria de Saúde.

O Ecoponto de pneus funciona na empresa Valecap, parceira da prefeitura, localizado na Rua José Antonio de Almeida Gonzaga, 1300, Bairro da Cruz. O Ecoponto funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.