Balanço das chuvas em Lorena

Entre os dias  13 e 16 de janeiro, o acúmulo de chuva em Lorena chegou a 404 mm, índice 54,2% acima da média prevista para todo mês de janeiro, que era de 261 mm.

Devido às fortes chuvas que atingiram a cidade na última semana os rios Mandi e Paraíba transbordaram.

Nesse período, alguns bairros do município sofreram com alagamentos. A região mais afetada foi a dos bairros Vila Brito, Vila Nunes e Vila Geny, além do bairro Olaria, onde, por risco de desabamento, na Rua Nicolas Makai, nove casas foram interditadas.

Como consequência do extravasamento da malha hídrica, 800 residências do bairro Vila Brito foram atingidas, sendo que em 180 delas houve a invasão da água com perda parcial, e em alguns casos, perda total dos móveis eletrodomésticos e produtos alimentícios.

No bairro Vila Nunes, 20 famílias sofreram com as chuvas. Nos bairros  Vila Geny e Olaria 20 casas enfrentaram problemas.

No total, 1095 pessoas foram diretamente atingidas pelas fortes chuvas. Por esse motivo, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS) está recebendo doações de colchões, roupas, alimentos e outros materiais, que serão destinados às famílias que tiveram perdas de móveis e bens.

Também já está em estudo pela Defesa Civil Municipal, e pela SADS, solicitar apoio da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil para atendimento às famílias atingidas.

As equipes da Defesa Civil e secretarias municipais se mantêm em alerta, principalmente com a situação das famílias que residem em áreas de risco. Caso chova novamente, a estrutura de abrigo montada no CSU continua pronta para receber possíveis vítimas de alagamento.

As estradas rurais também foram bastante afetadas, sobretudo na região do Pedroso, Jararaca, Serra do Bonito e Santa Lucrécia. A Secretaria de Serviços Municipais trabalha desde sábado com máquinas na desobstrução.

Devido a problemas estruturais na ponte da USP, a BR 459 está interditada pelo DNIT desde sábado. A orientação aos motoristas que pretendem seguir para Itajubá é adotar, como rota alternativa, a estrada de Cachoeira Paulista.

Confira os itens que podem ser doados em auxílio às famílias atingidas pelas chuvas:

Cestas básicas

Material de Higiene Pessoal – Sabonete