Prefeitura de Lorena lança Campanha de Enfrentamento à Microcefalia

0

Com o tema ‘ O perigo triplicou’, tem início na próxima segunda-feira, 18 de janeiro, uma força-tarefa para mobilização e combate ao mosquito aedes aegypti, com a participação de agentes de combate a endemias, agentes comunitários de saúde, forças armadas e defesa civil.

Durante o mês de janeiro, um mutirão saíra às ruas para um trabalho de inspeção de possíveis criadouros e orientações sobre os sintomas causados pela Dengue, Chikungunya, Zika vírus, com ênfase à microcefalia. Além disso, será abordado principalmente a conscientização e cuidados para evitar proliferação do mosquito aedes.

Para o sucesso da mobilização, a Secretaria de Saúde pede a colaboração dos moradores durante visitas as residências no recebimentos de nossos profissionais.

As ações terão início nos bairros onde há o maior número de casos confirmados de dengue. É importante ressaltar que a mobilização não envolve o recolhimento de entulhos. Por isso, é importante que a população não os descarte em terrenos baldios ou calçadas.

`ADESIVO` CAMPANHA

 

A necessidade do fortalecimento das ações se dá, principalmente, pelo aumento da ocorrência de casos de microcefalia, que no Brasil, que já somam mais de 3500 casos suspeitos da doença.
Até o momento, estão com circulação autóctone do vírus zika 20 Unidades da Federação: Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Roraima, Amazonas, Pará, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.
No Estado de São Paulo, há registro de 17 casos de microcefalia que estão sob estudos para verificação de associação com o zika vírus.

Teste aedes Aegypt

Saiba mais sobre a Microcefalia
 
Você sabe o que é microcefalia?
É uma condição rara em que o bebê nasce com o crânio do tamanho menor do que o normal. A microcefalia é diagnosticada quando o perímetro da cabeça é igual ou menor que 32 cm.

Atenção:

O Ministério da Saúde confirmou recentemente a relação entre o Zika vírus e o surto de casos de microcefalia. A febre zika, ou simplesmente zika vírus, é uma infecção causada pelo vírus ZIKV, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue e da febre chikungunya.

Possíveis consequências da Microcefalia:

– atraso no desenvolvimento neurológico, psíquico e/ou motor.

– déficit cognitivo (em alguns casos a inteligência da criança não é afetada)

– déficit visual

– déficit auditivo

– epilepsia.

Existe cura para a microcefalia? Como é o tratamento?

Não há como reverter a microcefalia com medicamentos ou outros tratamentos específicos. Mas é possível melhorar o desenvolvimento e a qualidade de vida da criança com o acompanhamento de profissionais como fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais.

Orientações à gestante sobre os casos de microcefalia:

– Faça corretamente o pré-natal e realize todos os exames recomendados pelo médico

– Não utilize medicamentos sem a orientação médica

– Adote medidas que possam reduzir a presença do mosquito transmissor, com a eliminação de criadouros (retirar recipientes que acumulem água parada e cobrir adequadamente locais de armazenamento de água).

 – Proteja-se de mosquitos. Mantenha portas e janelas fechadas, ou com telas de proteção. Use calça e camisa de manga comprida e utilize repelentes indicados para gestantes.

 – Não consuma bebidas alcoólicas ou qualquer tipo de droga.

– Evite contato com pessoas com febre, manchas vermelhas pelo corpo ou infecções.

Share.

Leave A Reply