Premiação do IEV acontece neste sábado no Unisal

Neste sábado, 07 de novembro, acontece a cerimônia de entrega dos prêmios culturais do Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV) 2015.

O evento de premiação visa estimular e valorizar ideias, atitudes e atividades que desenvolvam a cultura e contribuam para a melhoria de vida da população e ainda, que auxiliam na sustentabilidade da região.

O evento é realizado pelo IEV em parceria com a Prefeitura Municipal e acontecerá no Salão do Júri do Centro Unisal de Lorena, que fica localizado na Rua Dom Bosco, 284, às 17h.

O Instituto de Estudos Valeparaibanos tem sede em Lorena e é uma entidade cultural sem fins lucrativos. Ao todo serão distribuídos 7 prêmios, divididos em categorias. Confira:

Prêmio Cultural Eugênia Sereno: premia obra literária ou artística que tenha por tema aspectos, pessoas ou instituições relacionadas com a história do Vale do Paraíba. O ganhador deste prêmio foi o livro “Vale do Paraíba: Literatura e História”, obra que apresenta os resultados dos estudos realizados para o XXVII Simpósio de História do Vale do Paraíba.

Distinção Cultural Paulo Camilher Florençano: destaca esforços pessoais ou institucionais em favor da memória regional, que prezem pela guarda e preservação de bens culturais. O destaque deste prêmio foi Diego Amaro de Almeida, por sua atuação nos estudos, na guarda e divulgação da cultura regional.

Prêmio Ambiental Professor José Luiz Pasin: Destinado aos esforços desenvolvidos em prol do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável no Vale do Paraíba. O Agraciado desta categoria foi Adilson Roberto Gonçalves devido a sua militância continuada e ativa na região junto aos movimentos ambientalistas.

Medalha de Mérito Paulo Pereira dos Reis: reconhecimento do desempenho profissional de pessoa nascida ou residente no Vale do Paraíba há mais de cinco anos. O premiado foi Daniel Mundurucu, graças a seu desempenho profissional e destaque nacional no campo da Literatura Indígena.

Prêmio IEV de Mídia Cultural: objetiva distinguir uma pessoa ou instituição que tenha mantido sistematicamente um programa de difusão cultural legitimamente valeparaibana, utilizando da mídia eletrônica. O escolhido para receber este prêmio foi o blog HTTP://lorenafilatelia.blogspot.com.br/ criado e dirigido por José Antônio Bittencourt Ferraz, o blog oferece uma contribuição aos colecionadores de moedas, selos, cédulas e medalhas raras e antigas. Ainda dentro desta categoria é entregue um prêmio a produção cultural em forma de vídeo ou filme que trate de questões culturais e ambientais do Vale do Paraíba, quem recebeu o prêmio foi Mirella Bergamo e equipe do “Roteiro Vanguarda” tratando-se de uma série de programas produzidos e transmitidos pela TV Vanguarda que abordam sistematicamente diversos aspectos da cultura e do ambiente do Vale do Paraíba, nos seus diferentes municípios e que no seu conjunto resulta em notável registro, divulgação e valorização da terra e das pessoas da região.

Troféu “Fotografia e Memória do Vale”: Premia o trabalho e dedicação em fotografas as cidades do Vale do Paraíba. O agraciado pelo prêmio foi Paulo José da Silva Ferraz pelo trabalho de excelente qualidade e conteúdo realizado ao fotografar distintas cidades do Vale.

Medalha de Mérito do IEV: Destina-se a premiar e destacar o desempenho e os serviços prestados pelos membros do IEV à instituição.