Fórum da Juventude acontece na próxima sexta-feira na Unisal

0

Em comemoração ao Bicentenário de Dom Bosco, o Centro Universitário Salesiano (UNISAL) com apoio da Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer, realizará na próxima sexta-feira (30), o FÓRUM DA JUVENTUDE.

O evento é promovido pelo Programa de Mestrado em Direito, pelo Curso de Filosofia do Centro Universitário Salesiano de São Paulo-UNISAL, em parceria com o Núcleo de Direitos Humanos e o Centro de Extensão “Pe. Carlos Leôncio da Silva.

O FÓRUM DA JUVENTUDE tem por base o reconhecimento da relevância e atualidade dos temas e questões relacionadas à Juventude brasileira e os desafios enfrentados pelos jovens na sociedade contemporânea e que integram a agenda pública. Nesse sentido, busca promover o diálogo, debates e estudos reflexivos em torno das questões sociais, econômicas e políticas relacionadas à realidade da juventude e ao papel do jovem na sociedade, na família, na escola, no trabalho e na promoção do progresso.

O evento acontecerá na unidade de ensino de Lorena, localizada na Rua Dom Bosco, n. 284, centro, Lorena, e contará com a participação de alunos da graduação e pós-graduação, professores universitários e professores da rede pública estadual e municipal, pesquisadores, autoridades, pessoas, organizações e entidades ligadas à defesa dos direitos da juventude e público em geral, cuja participação é livre e gratuita. Durante o evento, será lançada ainda, a “Cartilha de Direitos Humanos e Bullying”, elaborada pela SEJEL.

A realização do FÓRUM DA JUVENTUDE é de extrema relevância diante da recente promulgação do Estatuto da Juventude e uma oportunidade de integração e iteração dos diversos setores da sociedade e da comunidade acadêmica nas discussões, debates e diálogos em torno das questões relacionadas à Juventude, em especial, ao pleno e efetivo exercício dos direitos e garantias fundamentais, com respeito aos Direitos Humanos.

Confira a programação completa do Fórum da Juventude:

13h30 Abertura

Dra. Grasiele Augusta Ferreira Nascimento – Coordenadora do Programa de Mestrado em Direito do UNISAL

Dr. Mário José Dias – Coordenador do Curso de Filosofia do UNISAL

Dra. Daisy Rafaela da Silva – Coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos do UNISAL

Dr. Roberto Bastos de Oliveira Júnior – Secretário de Esporte, Juventude e Lazer do Município de Lorena

Profa. Fátima Medeiros (Coordenadora do Centro de Extensão do UNISAL – Pe. Leôncio da Silva)

13h45 Exposição 1: “Juventude, violência, mídia e consumo”

Palestrante: Dr. Pedro Affonso Hartung – Advogado do Instituto Alana e Conselheiro do CONANDA – Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.

Debatedor: Profa. Dra. Daisy Rafaela da Silva – UNISAL

15h15 COFFEE BREAK

15h30 Lançamento da “Cartilha de Direitos Humanos e Bullying”

15h45 Exposição 2: “Redução da maioridade penal”

Palestrante: Dr. Giancarlo Silkunas Vay – Defensor Público no Estado de São Paulo e Presidente da Comissão de Infância e Juventude do IBCCRIM

Debatedor: Profa. Dra. Maria Aparecida Alkimin – UNISAL

17h30 Avaliação de Pôsters e Sessões de Grupos de Trabalhos

18h30 Encerramento

Share.

Leave A Reply