Lorena é destaque em efetividade de Gestão Municipal aponta Tribunal de Contas

O Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM) apurado pelo Tribunal de Contas do Estado coloca Lorena entre as melhores cidades da região.   Lorena recebeu nota B+ do Tribunal de Contas, nota considerada acima da média no Vale do Paraíba e no Estado de São Paulo.

O IEGM foi lançado em outubro do ano passado e tem como objetivo medir a qualidade dos gastos públicos, não somente observando se foi feita a correta aplicação dos recursos, mas, sobretudo, verificando o resultado e a qualidade dos recursos aplicados.

O índice analisou, ainda, visões da gestão pública para sete dimensões do orçamento público. Foram avaliadas as áreas da educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança em tecnologia da informação.

Os índices que mais contribuíram para o bom desempenho de Lorena foram a educação, intitulado i-Educ/TCESP, e o i-Cidade/TCESP, que se refere ao planejamento municipal na proteção dos cidadãos. Ambos ficaram na faixa A.

Com avaliação B+, Lorena também teve ótimo desempenho nas áreas de saúde, meio ambiente e governança em tecnologia da informação.

Para a procuradora do município de Lorena, Elisângela Rodrigues, o índice de efetividade é um grande marco nos trabalhos realizados pelo Tribunal de Contas. ” O IEGM instituído pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo é um grande marco, um verdadeiro avanço voltado à auditoria de resultados, com foco nos princípios da economia, eficiência, eficácia e efetividade. A nota B+ que pontua a gestão Fábio Marcondes como muito efetiva é fruto de critérios técnicos e objetivos, e de muito esforço do gestor e de todos os servidores municipais. A fiscalização realizada desta forma possibilita, claramente, a melhora da gestão, bem como, a maior transparência e acessibilidade das informações”, ressaltou a procuradora.

Dos 644 municípios analisados, 198 cidades tiveram avaliação B+, 406 cidades tiveram avaliação B, 30 cidades ficaram na faixa C+ e 10 cidades foram avaliadas como C. Além de Lorena, apenas oito municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte receberam nota máxima do Tribunal de Contas do Estado. Ficaram atrás, municípios como Taubaté, Guaratinguetá e Cruzeiro.

Clique aqui e confira o IEGM das 644 cidades paulistas.

Confira os gráficos do Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM):

Avaliação de Lorena:

graf_1

IEGM no Estado de São Paulo:

graf_4