Novo software vai agilizar apuração da Eleição do Conselho Tutelar 2015

A Eleição dos novos membros do Conselho Tutelar de Lorena deve ter apuração rápida e definição dos eleitos em até duas horas. Essa agilidade é consequência de uma inovação apresentada pela prefeitura. Foi criado pela subsecretaria de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), um novo software que vai tornar a apuração dos votos mais rápida, simples e eficiente.

A eleição ocorre no próximo domingo, 04, das 8h às 17h. Com o novo mecanismo, a estimativa é que o resultado saia até as 19 h, segundo a TIC.

Inicialmente, para a compra do software, a prefeitura teria um custo de R$ 8 mil, valor médio do serviço. Com a criação do software pela Tecnologia da Informação e Comunicação, a prefeitura economizou com o serviço e ofereceu mais transparência ao processo de apuração, tendo em vista que assim que contabilizado, o voto será automaticamente visualizado na tela do computador.

Para o desenvolvedor do software, Jeisel Dias, o processo de automatização é mais um avanço para a eficiência do processo eleitoral. “O objetivo da TIC foi auxiliar  na economia, agilidade da apuração e eficiência do processo por meio de tecnologias livres”, afirmou o analista da prefeitura.

Segundo a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Zeila Pozzati, o novo software trará um ganho significativo na apuração dos votos. “O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente contatou uma empresa, que cobraria R$ 8 mil. Nossa TIC, além de trazer economia, otimizou e agilizou o processo de contagem de votos. Gastávamos seis horas com a apuração manual. Agora, conseguiremos de forma rápida e transparente, obter o resultado da eleição”, reforçou a secretária.

Somente em 2015, a prefeitura de Lorena, por meio da subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação economizou cerca de R$ 40.000,00 ao cofres públicos, com a criação do novo site da prefeitura, o site ‘Invista Lorena’, o Aplicativo ‘Lorena Melhor’ e o software para apuração dos votos da eleição do Conselho Tutelar, todos sendo feitos internamente.

Em breve, o aplicativo Lorena melhor deve passar por atualização na tentativa de disponibilizar ainda mais opções aos lorenenses. Além das reclamações, o App deve passar a disponibilizar as vagas existentes no PAT, Posto de Atendimento ao Trabalhador, entre outros. Essa é uma demonstração de que a TIC está sempre buscando o desenvolvimento próprio de ferramentas que auxiliem no processo administrativo, e que aproximem, cada vez mais, a população das ações do Executivo.