Novos conselheiros do COMAD tomam posse em Lorena

Os novos membros do Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas (COMAD), tomaram posse na terça-feira, 01 de setembro, em solenidade realizada na Casa da Cultura.

O Conselho é composto por membros do Poder Público e Sociedade Civil e tem por finalidade contribuir com a formulação de políticas municipais relativas às ações de prevenção e tratamento, voltadas para a saúde pública e direitos humanos, dos danos associados ao uso de álcool e outras drogas para a pessoa, a família e a sociedade.

Na ocasião, o prefeito Fábio Marcondes assinou o Decreto que denomina a comissão do Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas de Lorena.

A eleição dos novos membros do COMAD, aconteceu no mês de junho. Os participantes da eleição devem ter atuação em cinco núcleos: Comunidades terapêuticas regularizadas, Instituições religiosas ativas em trabalhos sociais, Grupos de autoajuda, Ensino Superior e ensino Médio.

Na ocasião foram apresentados os nomes dos representantes do Poder Público. São eles:
Gabinete do prefeito – Elton Luis Ribeiro e Norival de Souza (Suplente).

Secretaria de Saúde – Daiane Santos Ribeiro e Carla Auxiliadora Margarida (Suplente).

Secretaria de Educação – Rosângela Maria do Rosário e Iedângela de Souza Bonaldi (Suplente).

Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social – João Bosco Silva e Helena Paiva Silvério (Suplente).

Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer – Roberto Bastos de Oliveira Júnior e Vera Maria Coelho Rodrigues da Silva (Suplente).

Foram eleitos para ocupar as cadeiras referentes à Sociedade Civil:

Instituição do Ensino Médio na área de Tratamento/ prevenção – Paulo Roberto Pereira e Donizete Nobre (Suplente).

Ensino Superior – Maria Filomena Falavigna e Maria Joana de Lima Martins (Suplente).

Instituição religiosa da área de tratamento/ prevenção – Ricardo Solano Bastos e Domingos Pereira do Vale Neto (Suplente).

Grupo de auto-ajuda – Mario Cabral e Patrícia Marques Faria de Ávila (Suplente).

Instituição de prevenção e tratamento de dependência química – Carlos Renato Ferreira e Felipe Augusto da Silva (Suplente).

A definição de Presidente, Vice-presidente, 1º e 2º secretários deve ser feita na próxima reunião do COMAD. Participaram da Solenidade: secretária de Saúde, Imaculada Conceição, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Zeila Pozzatti, vereador PM Souza, vereador Marcelinho Alverenga, secretária de Cultura, Mila Trepichio, Capitã Adriana (representante da 1ªCIA da PM de Lorena), Capitão Tâmêrrai (representante do 5°BIL), Rosana Montemor, coordenador da Fatea, Angela (Presidente do Conselho de Assistência Social), Carlos Eduardo (Presidente da AMICE), Cecília (Aldeia de Vidas), Luiz Benedito Rangel (FLONA), Carlos Renato (Comunidade Bethânia).

O Conselho Municipal de Políticas sobre álcool e outras Drogas – COMAD, é órgão colegiado, paritário, de caráter consultivo, normativo e deliberativo, no âmbito de sua competência legal, orientador e fiscalizador da política pública sobre álcool e outras drogas, vinculado à Coordenadoria Especial de Cidadania. O COMAD tem por atribuições, entre outras, elaborar, monitorar e avaliar as políticas públicas, influenciar na elaboração do orçamento público, gerir o fundo das políticas sobre álcool e outras drogas e cadastrar entidades.

IMG_3648Fotos: Gustavo Chicarino/ Secom