Campanha de vacinação contra Poliomelite vai até 31 de agosto

0

A campanha de vacinação contra Poliomelite continua até o dia 31 de agosto em todas as Unidades de Saúde de Lorena. Devem ser vacinadas crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos.

Seguindo recomendação do Ministério da Saúde, a meta é imunizar 95% das 5151 crianças que se enquadram no grupo de risco. Além da dose contra pólio, a campanha também inclui as outras vacinas previstas para crianças de até 5 anos no calendário vacinal básico.

No dia “D” de vacinação, data que marcou o início da campanha, a imunização atingiu 25,22% do público-alvo. A menor taxa de cobertura até o momento corresponde as crianças de 1 ano (20,83%).

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por um vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros. Conforme o calendário vacinal, é rotina a criança visitar a sala de vacina aos 15 meses (1 ano e três meses), e receber a vacina contra a paralisia infantil (gotinha). Sendo assim, subentende-se que a criança já foi vacinada, porém, não é este o raciocínio correto.

Toda campanha de vacinação contra poliomielite é indiscriminada para crianças de 6 meses a menores que 5 anos. Por isso, deve-se apresentar a carteirinha de vacinação para que o  profissional avalie se existe alguma vacina em atraso e realize a atualização dessas doses e se necessário, a criança receberá além da vacina contra a poliomielite, as vacinas que estavam atrasadas, que também estão incluídas na campanha de vacinação.

Até o final do período da campanha, Lorena contará com 16 equipes fixas, sendo 10 equipes de Estratégia Saúde da Família e 06 equipes de Unidades Básicas de Saúde.

Confira os postos fixos para vacinação no período da campanha (das 8 às 17 horas):

ESF Ponte Nova

ESF Cabelinha

ESF São Roque

ESF Santo Antonio

ESF Comerciários

ESF Olaria

ESF Parque das Rodovias

ESF Jardim Novo Horizonte

ESF Horto

ESF Vila Brito

UBS Cecap

UBS Industrial

UBS Bairro da Cruz

UBS Vila Nunes

UBS Santa Lucrécia

UBS Sertão Velho

Share.

Leave A Reply