Lorena realiza ações devido a forte chuva da quarta-feira

IMG_3903

Uma forte chuva atingiu a cidade de Lorena na noite dessa quarta-feira (11). De acordo com dados do pluviômetro da Defesa Civil, em uma hora e meia choveu 53mm e durante todo o período de chuva a cidade foi atingida por um volume de chuva de 60mm.

Durante a chuva foram contabilizados 15 bairros com alagamento. No bairro Industrial, 7 ruas ficaram alagadas e na Vila Hepacaré, 3 ruas foram atingidas. Os alagamentos também foram registrados na Vila Cida, Olaria e Vila Zélia. Em decorrência ao transbordamento do Rio Mandi, ficaram alagadas a Vila Geny, Santa Edwiges, Vila Brito e também alguns pontos da região do Bairro da Cruz e Vila Passos.

Quatro escolas também tiveram problemas e não estão funcionando no período da manhã, mas no período da tarde já retornam as atividades. Em três unidades escolares, a EM Professora Anna Pereira de Lacerda, do Parque das Rodovias, a EM Professora Aparecida Machado Guedes de Oliveira Cruz, da Vila dos Comerciários e a EM Papa João Paulo I, do bairro Santo Antônio, entrou água. Já na EM Santa Edwiges, do bairro Santa Edwiges, houve um problema no telhado por falha da empreiteira que realizou o serviço. O setor de engenharia já foi ao local para fazer um laudo e tomar as providências.

No período de chuva houve uma vítima, que ficou presa no túnel entre a Vila Passos e o Parque das Rodovias, que foi resgatada pelos bombeiros.

Os grupos ligados ao Plano Preventivo de Combate às Enchentes (PPCE) estiveram durante a noite atendendo aos chamados e hoje já iniciaram os trabalhos.

Para evitar alagamentos, meia noite uma equipe composta por integrantes da Defesa Civil e de funcionários da Secretaria de Serviços Municipais fez a limpeza de manilhas na região da Targino Vilela Nunes, na Vila Nunes.

Equipes de limpeza já estão trabalhando em diversos pontos da cidade. Na Vila Geny e Santa Edwiges uma equipe de 3 pessoas e uma máquina estão responsáveis pela limpeza. No Industrial a equipe é formada por 6 homens da Secretaria de Serviços Municipais e homens do exército. Na Eugênio Borges, na Vila Cida, três pessoas, dois caminhões e uma máquina trabalham na limpeza e no Parque das Rodovias acontece o cata-trecos, com a ajuda de 2 máquinas, 4 caminhões e 8 pessoas. As ações de limpeza também acontecem na Nova Lorena, Cabelinha, Centro e Vila Nomandia, com 12 pessoas limpando ralos e retirando lixos.

Em alguns pontos estão sendo realizados cortes de árvores, como na rua Delfim Bittencourt.

No bairro do Pedroso, na área rural, uma equipe da Secretaria de Serviços Municipais está apurando os problemas decorrentes da chuva.

Equipes da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social em conjunto com a Vigilância Epidemiológica já iniciaram as visitas aos bairros alagados para levantar as necessidades dos moradores. A Vigilância Epidemiológica atua com 8 pessoas no bairro Industrial e Vila Hepacaré. Já a equipe de 8 pessoas da Sads se dividiu em dois grupos para atuarem nas regiões da Vila Vicentina, Vila Passos, Parque das Rodovias e outros pontos críticos. A Sads informou que, caso necessário, possui cestas básicas e colchões para fornecer e, após o levantamento, se necessário, ira pedir ajuda À Defesa Civil do Estado.

Apesar do problema crônico de enchentes e alagamentos em Lorena, devido a falta de investimento das administrações anteriores, a Prefeitura de Lorena informa que é necessária a ajuda dos moradores para deixar a cidade limpa, para não haver a obstrução das galerias de águas pluviais. Hoje, durante a limpeza em alguns bairro, um exemplo da falta de colaboração foi identificado na Avenida Eugênio Borges, onde em um terreno próximo a bocas de lobo, a Secretaria de Serviços Municipais retirou mais de três caminhões de entulho.

Além da ajuda da população, a Prefeitura de Lorena está trabalhando fortemente na construção de galerias de águas pluviais. Além das galerias já construídas, no dia 5 desse mês foi feito o anúncio do Programa de Captação de Águas Pluviais (PCAP) que visa a construção de galerias de águas pluviais em diversos pontos críticos da cidade. Onze ruas dos bairros Industrial, bairro da Cruz, Vila Passos, Nova Lorena e na área rural devem ser contempladas pelo programa que investirá 2,5 milhões de reais nas obras.