Projeto Horta Educativa tem início em Escola Municipal

O Projeto Horta Educativa terá início nesta semana, na Escola Municipal Horácio Victor Bastos, do bairro Industrial. Em uma reunião, nessa sexta (17), às 10h, o Projeto será apresentado aos alunos de 4 anos de idade, aos que cursam até o 4º ano do Ensino Fundamental,  e seus pais.

A Escola Municipal que fica no bairro Cidade Industrial receberá, para realização do projeto, uma horta composta por quatro canteiros com terra apropriada para cultivo, caixa de compostagem e kit com sementes, ferramentas, apostilas dos cuidadores da horta, dos educadores e de atividades para as crianças com suas famílias.

Serão 234 alunos participantes do Projeto, que aprenderão, com aulas práticas e teóricas, conceitos de Educação Ambiental, Nutricional e Valorização do Meio Rural a partir da Horticultura.

Esse tipo de cultivo é instrumento educacional para a compreensão da relação do meio ambiente com uma alimentação saudável, assim como a preservação da cultura do país e uma boa qualidade de vida.

O Projeto é proveniente de um convênio assinado em maio deste ano pelo Prefeito Fábio Marcondes, a Presidente do Fundo Social de Solidariedade de Lorena (Fulor), a Primeira-Dama Maria Claudia Diniz Marcondes, com o do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP).

Para a realização do Projeto, o Fulor conta também com o apoio das Secretarias de Educação, Serviços Municipais, Agricultura e Desenvolvimento Rural, e Meio Ambiente.

Capacitação. Em junho deste ano, a equipe de multiplicadores do projeto realizou treinamento na Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), em Campinas, São Paulo. A equipe, que é formada por nove servidores, deu continuidade aos treinamentos em Lorena, com o apoio da equipe técnica de agronomia da unidade do CATI de Guaratinguetá.