SADS realizará a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social de Lorena

A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento social, realizará a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social, no dia 9 de agosto, das 13h às 18h, na Faculdades Integradas Teresa D’Àvila (FATEA).

O tema do evento é ‘Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS’. O SUAS é o Sistema Único de Assistência Social, do governo federal.

Ao todo, serão abordados seis eixos temáticos, que são os seguintes:

O cofinanciamento obrigatório da Assistência Social; Gestão do SUAS: Vigilância Socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação; Gestão do Trabalho; Gestão dos Serviços, Programas e Projetos; Gestão dos Benefícios no SUAS; Regionalização.

A conferência é uma preparação para as discussões que serão posteriormente realizadas pelo governo paulista e, em seguida, pela União.

Após a conferência, será redigido um relatório para ser encaminhado para as conferências estadual e nacional.

Segundo a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Zeila Pozzatti, a conferência tem por objetivo, de fato, conferir as políticas de assistência social desenvolvidas no município, o que acontece a cada período de dois anos, sendo uma exigência do Ministério do Desenvolvimento Social e dos conselhos nacional e estadual da mesma área.

A secretária explica que a política de assistência social é relativamente nova e vem sendo implantada gradativamente, já com passos significativos. Ela complementa informando que não há modos de continuar avançando nos trabalhos e nem receber recursos federais se não forem mensurados os resultados dos trabalhos executados.

Toda a população é convidada a participar da conferência, principalmente as pessoas e autoridades engajadas, de alguma forma, à assistência social, como os conselheiros tutelares, dirigentes de entidades sociais, trabalhadores dessas instituições, os assistidos, entre outros.