Secretaria de Cultura inicia planejamento da Festa das Nações

A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Cultura, iniciou o planejamento para a Festa das Nações.

O evento será realizado entre os dias 12 e 14 de setembro, com o objetivo de divulgar os trabalhos de entidades sociais e culturais do município, que poderão angariar recursos para darem continuidade às atividades que desenvolvem rotineiramente.

Representantes de quatro entidades e instituições (PROVIM, APAE, SOS e Fundo Social) reuniram-se com o Secretário de Cultura, Adriano Fernandes, e o Sub-secretário de Eventos, Carlos Rogério, na última quarta-feira (12), quando foram discutidos, entre outros assuntos, a disposição das barracas na Praça da Estação, onde será realizada a festa.

Os participantes da festa assumirão a responsabilidade de revender produtos típicos de determinados países. Em princípio, estão na lista Brasil, Alemanha, Argentina, China, Estados Unidos, Itália, Japão, Portugal, Rússia, além de um espaço para nações árabes e outro para doces. As conversas são preliminares, podendo haver mudanças.

Apenas a representação da cultura e culinária do Brasil está definida, ficando a cargo da liga das escolas de samba. O acordo foi feito com o prefeito Fábio Marcondes quando, no mês passado, tiveram início os diálogos para o próximo Carnaval. A liga ficará responsável por arrecadar parte da verba para que a folia não represente gastos excessivos. Como trabalham exclusivamente com a cultura brasileira, as agremiações representarão o país durante a Festa das Nações.

O Secretário de Cultura ressaltou a importância de mostrar as entidades de Lorena e os trabalhos que desenvolvem.

A festa deve contar com uma feira de artesanato local, além de apresentações da Corporação Musical Mamede de Campos, do Coral Maria de Nazareth e do Moçambique São Benedito. Toda a programação, porém, ainda será definida.

Outras três entidades foram convidadas para esta primeira reunião, mas não compareceram. O convite será feito novamente para o próximo encontro, no dia 18 deste mês.