Secretaria de Segurança faz aquisição de rádios comunicadores buscando atendimento mais rápido e eficaz

A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Segurança, entregou, nesta quarta-feira (3), nove rádios de comunicação a guardas municipais e Defesa Civil.

Os equipamentos melhorarão a comunicação entre os colaboradores que trabalham na segurança patrimonial e em ações emergenciais.

Dessa forma, o atendimento à população será mais rápido e eficaz.

Os rádios serão entregues aos guardas responsáveis pelas rondas de bens públicos, aos vigias das linhas férreas, funcionários do Centro Social Urbano (CSU), entre outros servidores que executam funções ligadas à Guarda Municipal.

Medidas. Essa é uma das medidas de valorização e aprimoramento dos trabalhos do setor de segurança pública municipal.

Há previsão de, ainda este ano, novos veículos serem adquiridos. Um deles será destinado à Defesa Civil.

Além disso, está em tramitação a aquisição de novos uniformes para a Guarda Municipal.

O Secretário de Segurança, José Ernesto de Oliveira, destaca que no caso dos rádios de comunicação, o pedido, feito diretamente ao prefeito Fábio Marcondes em função da importância dos equipamentos, foi de imediato atendido para auxiliar nas ações do setor.

A Constituição Federal estipula que a função prioritária das guardas municipais é proteger bens, serviços e instalações.

O prefeito de Lorena entende que, apesar de as polícias federal e estadual, ligadas à União e aos estados, respectivamente, serem as responsáveis pela repressão, prisão e trabalhos de inteligência, os municípios tem a obrigação de colaborar para a redução da criminalidade.

Neste contexto Fábio Marcondes afirma tratar-se de um trabalho de médio e longo prazo que está sendo desenvolvido em Lorena, com melhorias da qualidade da Educação, busca de fontes de geração de emprego e renda e resgate dos trabalhos sociais e da autoestima dos lorenenses.