Prefeitura alerta para tentativas de golpes na internet envolvendo benefícios assistenciais

A Prefeitura de Lorena alerta para mais uma FAKE NEWS envolvendo benefícios assistenciais que está circulando na Internet por meio do WhatsApp, e reforça a população lorenense para que desconfie de qualquer tipo de informação que não seja veiculada por mídias oficiais do Governo Federal, Estadual ou Municipal, ou por veículos de imprensa sérios.

De acordo com o site Boatos.org, a informação é de que uma mensagem está circulando no WhatsApp, dizendo que o “Brasil Sem Miséria” e o governo estão doando uma cesta básica em um site dos mais estranhos. “*Brasil sem Miséria e Governo Federal* Antecipe-se e solicite agora mesmo sua Cesta Básica Gratuita! Acesse: [site]”, diz a mensagem que circula online.

Ao entrar no site, o cidadão se depara com uma mensagem de introdução, uma série de perguntas e, no final, o pedido para que se compartilhe um link com amigos no WhatsApp.

A mensagem do site é a seguinte:

“Devido a Pandemia do novo Coronavírus,(COVID-19), o Governo Federal, através do Plano Brasil sem Miséria, em parceria com entidades filantrópicas, está doando mais de 500 mil cestas básicas para população que teve sua fonte de renda afetada pelas medidas de isolamento social em todo Brasil! […] Para solicitar a entrega domiciliar de sua Cesta Básica Mensal, basta compartilhar esta informação com seus familiares e contatos no Whatsapp! É muito fácil, vamos lá? SOLICITAR”

O site ainda pede para o cidadão fornecer seus dados pessoais, tais como endereço, CPF, entre outros. A tal promessa não passa de mais uma tentativa de golpe que usa como isca uma oferta falsa. Ao fornecer dados para sites como este, o cidadão está “dando” recursos para criminosos realizarem fraudes.

A Prefeitura ressalta a importância do cuidado redobrado com esse tipo de informação. NÃO CAIA EM GOLPES!