Secretaria de Saúde divulga orientações para quem vai viajar com bebês para cidades onde há surto de sarampo

0

O Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde divulgou, no último dia 9 de agosto, a lista dos municípios com casos confirmados de sarampo no Estado de São Paulo, são eles: Atibaia, Barueri, Caçapava, Caieiras, Campinas, Carapicuíba, Diadema, Embu, Estrela D’Oeste, Fernandópolis, Francisco Morato, Guarulhos, Hortolândia, Indaiatuba, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jales, Jundiaí, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Peruíbe, Pindamonhangaba, Praia Grande, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Rio Grande da Serra, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré, Taboão da Serra e Taubaté.

Vai viajar com crianças de 6 a 11 meses para alguma destas cidades? Procure a Unidade de Saúde mais próxima com 15 dias de antecedência para o recebimento de uma dose da vacina. Isso porque, segundo a nota emitida pela CVE, nos últimos 90 dias foram registrados 100 casos de sarampo em crianças entre desta faixa etária.

As crianças vacinadas entre 6 e 11 meses de idade deverão receber a vacina SCR com um ano de idade e a vacina Tetraviral aos 15 meses de idade. O intervalo mínimo entre a vacina SCR aplicada nos menores de um ano de idade, e a dose da vacina SCR aplicada a partir de 12 meses, deverá ser de 30 dias.

As demais pessoas devem seguir as orientações gerais do calendário vacinal:

  • Pessoas entre 1 e 29 anos de idade: duas doses com intervalo mínimo de 30 dias;
  • Pessoas entre 30 e 59 anos de idade: uma dose;
  • Pessoas com 60 anos ou mais de idade: não precisam ser vacinadas;

Em Lorena, a Secretaria Municipal de Saúde informa que houve notificação para um caso suspeito da doença em uma criança de 1 ano e 1 mês, vinda do bairro Cidade Industrial. As pessoas que tiveram contato com a criança receberam uma dose de bloqueio, conforme orientação do Ministério da Saúde, e o resultado do exame deve ser divulgado em até 20 dias pelo Instituto Adolfo Lutz.

Share.

Leave A Reply