“19 de março dia do Artesão” Parabéns a todos aqueles que ajudam a manter as nossas tradições

0

A palavra “artesão” significa “indivíduo que pratica arte ou ofício que dependem de trabalhos manuais”. Toda peça produzida pelo artesão é única e foge de qualquer processo de produção industrial.
Essa arte ainda se mantém forte, muito em função da cultura de cada região, tanto no Brasil como em vários outros países do mundo. Essas pessoas ganham a vida mantendo vivas as nossas tradições culturais.
A profissão Artesão, recentemente foi reconhecida através da aprovação de Projeto de Lei nº256/15 aprovado pelo Senado. Com o reconhecimento os artesãos ganharam mais força e melhores condições de empreender no país. É o início da valorização do trabalho artesanal, abertura e ampliação da sua presença no mercado nacional e internacional.
Em Lorena existem duas Associações de artesãos a Artel e a LorenArte que expõe e comercializam seus produtos na tradicional Feira de Artesanatos que acontece todos os sábados das 9h às 13h na praça Dr. Arnolfo de Azevedo.arte4
A prefeitura de Lorena através do Fundo Social oferece aulas na CIEJAP Milton Ballerini de artesanato para iniciantes e avançadas, as aulas tem a duração de quatro meses, uma vez por semana, segunda-feira para a turma avançada e quarta-feira para os alunos iniciantes, das 8h às 11h.

artesanato-site-01No curso, os lorenenses aprendem a confeccionar almofadas, bolsas, carteiras e produtos de patchwork. A inscrição é gratuita e qualquer pessoa pode participar.

Além das aulas realizadas pelo Fundo Social a Casa da Cultura em parceria com a Profª Eugênia (Presidente da Artel) também oferece aulas de artesanato gratuitamente todas as quartas-feiras das 14h às 16h.
Para saber um pouco mais, os interessados podem se informar pelo telefone 3153-2078 ou na sede do Fundo Social, localizada na Av. Godoy Neto, 480 – Olaria, com RG, CPF e NIS para quem possuir.
Na Casa da Cultura pelo telefone 3153 1518 ou na Rua Viscondessa de Castro Lima, 10 – Centro das 8h às 17h de segunda a sexta-feira.

Fotos: Claudio Ribeiro

Share.

Leave A Reply